Recuperação

Em franca evolução, Fred é liberado para a preparação física no Cruzeiro

Atacante surpreende jornalistas ao aparecer em campo na Toca II, após grave lesão sofrida no início do ano

Por Josias Pereira
Publicado em 13 de agosto de 2018 | 18:35
 
 
Atacante Fred fez trabalho de transição para a preparação da parte física, após longa recuperação de cirurgia no joelho direito Vinnicius Silva / Cruzeiro EC


Uma boa notícia para a torcida do Cruzeiro logo no início de uma semana com decisão pela frente. O atacante Fred foi liberado pela fisioterapia para iniciar o trabalho de preparação física. Ele foi a campo na tarde desta segunda-feira, na Toca da Raposa II, e realizou algumas atividades sob a supervisão dos preparadores celestes.

A previsão de retorno aos treinamentos com o companheiro, prevista para setembro, segue a mesma. No entanto, a evolução do atleta é comemorada pelo doutor Sérgio Campolina, chefe do CARE – Centro Avançado de Reabilitação Esportiva. 

“O Fred é um caso que temos muito carinho por causa de sua evolução, por se tratar de uma lesão não tão convencional no joelho. Os parâmetros que ele tem apresentado são muito satisfatórios. A gente completou agora o quarto mês de cirurgia, estamos com quatro meses e meio de recuperação. Ele já cumpriu todos os processos do ponto de vista da fisioterapia, todos os índices, testes, todas as alterações perceptíveis pelos nossos métodos de imagem e complementares de diagnóstico são satisfatórios. Fizemos a nossa reunião e resolvemos adiantar um pouco essa transição para a preparação física. Foi uma grande vitória do nosso departamento", disse Campolina, em entrevista ao site do Cruzeiro. 

Fred sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, além de sofrer uma lesão periférica na parte lateral, em março deste ano. Com a gravidade da lesão, ele precisou ser submetido a uma intervenção cirúrgica, conduzida por Sérgio Campolina no Hospital Mater Dei. 

“Assim como tínhamos os parâmetros dos pontos de vista do cirurgião e do fisioterapeuta, agora vamos acompanhar os parâmetros da preparação física, em trabalhos individualizados, coletivos em grupos pequenos e, em seguida, em grupos livres. Não há um padrão. Assim como nas etapas anteriores, é algo individualizado que iremos acompanhando, torcendo para que ele tenha uma evolução como teve até o momento”, observou Campolina. 

Na Toca da Raposa, o grande diferencial na recuperação do camisa 9 é a dedicação de Fred desde o início do tratamento. O jogador esteve presente em todas as sessões de fisioterapia e sempre esteve envolvido com o elenco. O esforço do atleta vem sendo recompensado. 

“A forma como o atleta encara uma lesão que o afasta por um período tão prolongado das atividades normais é extremamente importante para o processo de reabilitação. A gente ofereceu metas a curto prazo, e o Fred se mostrou extremamente proativo e dedicado com todas as atividades propostas. Associando o trabalho nosso com a compreensão do atleta, isso corroborou com esse resultado de liberação tão rápida após uma lesão tão severa”, exaltou Charles Costa, fisioterapeuta do Cruzeiro.