Há 55 anos, o Cruzeiro celebrava a conquista do título da Taça Brasil diante do Santos de Pelé, no Estádio Pacaembu. Nesta terça-feira (7), a Fifa relembrou a virada histórica do time celeste e definiu como uma das "surpresas mais impressionantes da história do futebol brasileiro".

⏪ 55 years ago today one of the most stunning upsets in Brazilian football history was completed 🤯

🏆 Santos were huge favourites to win a 6th successive Taça Brasil title. Instead, Raul, Piazza, Dirceu Lopes and Tostao inspired @Cruzeiro to a mind-blowing triumph 🦊 pic.twitter.com/ZtLf6beGRo

— FIFA.com (@FIFAcom) December 7, 2021

Na ocasião, o Cruzeiro havia vencido o primeiro jogo com goleada por 6 a 2 sobre o Santos, no Mineirão, diante de um público de 77.325 pessoas. E no jogo seguinte, o Peixe precisava da vitória para levar a disputa para o terceiro jogo. E tudo se encaminhava para tal. Com 25 minutos de jogo, o Santos já ganhava por 2 a 0, com gols de Pelé e Toninho, e levou a vantagem para o intervalo. 

No segundo tempo, porém, a história foi escrita. Sob forte chuva em São Paulo, o Cruzeiro iniciou a reação aos 18 minutos, com Tostão. Na sequência, Piazza deixou tudo igual no Pacaembu. E nos minutos finais da partida, foi de Natal o gol que sacramentou a vitória celeste que ficou marcada nas páginas heróicas do clube.

FICHA TÉCNICA

SANTOS x CRUZEIRO 

Motivo: jogo de volta da final da Taça Brasil

Data: 7 de dezembro de 1996

Horário: 21h (Brasília)

Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)

Árbitro:  Armando Marques

Assistentes: Germinal Alba (SP) e Antônio Medeiros (SP)

Santos: Cláudio; Lima, Haroldo, Oberdan, Zé Carlos, Zito; Megálvio, Amauri (Dorval); Toninho Guerreiro, Pelé e Edu. Técnico: Lula.

Cruzeiro: Raul; Pedro Paulo, William, Procópio, Neco, Piazza; Dirceu Lopes, Natal, Evaldo; Tostão e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira.