Carros elétricos

Documentário da Fórmula E mostra bastidores e rivalidade brasileira nas pistas

Grandes nomes da categoria, Lucas di Grassi e Nelson Piquet Jr. travam batalha particular em produção que já está disponível para os amantes da velocidade

Por Daniel Ottoni
Publicado em 19 de junho de 2020 | 16:12
 
 
Torneio será retomado em agosto, com portões fechados Fórmula E - Divulgação

O que acontece nos bastidores da Fórmula E, criada em 2014, é apenas um dos atrativos do documentário 'And we go green', lançado no último dia 12. O longa foi dirigido por Fisher Stevens (‘Before The Flood’, ‘Tiger King’ da Netflix ‘Dirty Money’, ‘The Cove’- vencedor do Oscar de melhor documentário) e Malcolm Venville. A produção é de Leonardo DiCaprio, vencedor do Oscar de melhor ator e que também atua fora das telas como ambientalista. 

A rivalidade entre os brasileiros Lucas di Grassi e Nelson Piquet Jr. 'apimenta' o filme e mostra um lado que nem todos conhecem. Quem também representa o país nas provas ao redor do mundo é Felipe Massa. O fundador da categoria, o espanhol Alejandro Agag, conta, em imagens inéditas, sobre sua história e a criação da ideia de realizar corridas elétricas pelas ruas de cidades icônicas em todo o mundo. Ele abdicou de posto na política do seu país para se dedicar a um novo empreendimento, que mostra ser o presente e o futuro do automobilismo. 

A tecnologia é uma grande aliada da Fórmula E, que segue em busca de avanços, sempre tendo como referência a luta por mudanças climáticas, além do combate à poluição do ar em todo o mundo. 

Volta em agosto

A Fórmula E, assim como boa parte das competições ao redor do mundo, está paralisada desde março, com previsão de retorno, com portões fechados, em agosto. Durante a pandemia, a organização da prova criou uma competição paralela com disputas online entre os pilotos.A ideia é que no máximo 1.000 pessoas estejam no local, incluindo fornecedores locais e equipes médicas.

O piloto português António Felix da Costa é o líder da classificação, apenas 11 pontos à frente do neozelandês Mitch Evans. As últimas corridas devem acontecer todas em um mesmo local: o aeroporto de Berlin (ALE). Seis corridas em nove dias vão definir o vencedor da sexta temporada da Fórmula E. Serão três rodadas duplas nos dias 5, 6, 8, 9, 12 e 13 de agosto.