O interesse de muitos fãs de ciclismo em usar e ter como relíquia a sapatilha usada pelo brasileiro Henrique Avanci em uma etapa da Copa do Mundo foi a forma encontrada pelo atleta para atrair o maior número possível de pessoas para uma ação beneficente que ganhou o nome de 'Pedaling for a Reason'. A instituição escolhida foi a ‘Comunidade Terapêutica Mateus 25:35’, com sede em Petrópolis-RJ, que atende pessoas em situação de rua, além de dependentes químicos.

Para participar e ficar mais perto do equipamento, que será usado na última etapa da Copa do Mundo, no dia 4 de outubro, em Nova Mesto, na República Checa, os fãs de Avancini podem entrar por meio do leilão ou comprando um par de meia, no valor de R$ 50, que dará direito a um sorteio. Os pares de meias foram produzidos de forma exclusiva e estarão disponíveis somente enquanto durar o projeto. Serão duas sapatilhas disponíveis: uma será usada por Avancini na prova de cross country e a outra na de short track.

Acesse este link para participar da iniciativa, válida até 5 de outubro

“Eu decidi leiloar minha sapatilha porque é uma parte muito simbólica do meu equipamento. Ela é a conexão do ciclista com a bike e capta toda força que aplicamos no pedal. Por isso, coloquei o nome do projeto de Pedaling for a Reason. A ideia é fazer uma representação material desse esforço que faço na competição por alguma coisa que eu acredito, que acho relevante e que vale a pena espremer um pouco mais do meu corpo”, comenta o atleta, segundo colocado no ranking mundial da categoria. 

No último final de semana, Avancini colocou um fim de pausa de cinco meses sem competições oficiais ao vencer a Strabag Cup na República Checa.