Vôlei masculino

Blumenau surpreende Sada Cruzeiro, que perde a primeira na Superliga

No Galegão, time da casa teve sua melhor atuação do ano em jogo brigado, decidido no tie-break

Por Débora Elisa
Publicado em 10 de novembro de 2022 | 22:31
 
 
Sada Agência i7/Sada Cruzeir

O Apan Eleva Blumenau surpreendeu o Sada Cruzeiro na noite desta quinta (10) e tirou a invencibilidade do atual campeão da Superliga. O jogo, que foi decidido no tie-break (18/25; 25/22; 27/25; 20/25 e 15/12), foi válido pela quarta rodada da liga nacional. Muito disputado e cheio de altos e baixos, o Sada Cruzeiro não mostrou sua melhor performance no lado defensivo, desperdiçou chances no ataque e viu o time catarinense fazer sua melhor partida do ano.

Esta foi a primeira vez, nas últimas três temporadas, que o time catarinense venceu o Sada Cruzeiro.

A derrota rendeu à Raposa somente um ponto, que perdeu a chance de assumir a liderança da liga nacional, que agora, fica com o Itambé Minas. Sem Uriarte, levantador titular, o time celeste veio para o jogo com Rodrigo na titularidade, que orquestrou o jogo contra seu ex-time. López foi o maior pontuador do jogo, com 27. Quem brilhou na quadra catarinense foi Baesso, que terminou o jogo com 22 acertos e uma performance imparável.

O próximo duelo do Sada Cruzeiro é um clássico mineiro contra o Itambé Minas, em casa, no Riachão, no próximo domingo às 21h30.

Como foi o jogo

Até a metade do primeiro set o jogo seguiu equilibrado. Com pouco volume de jogo, as duas equipes pontuavam no ataque mas também entregavam muitos pontos em erros para os adversários. O bloqueio não apareceu muito, com o Blumenau se dando um pouco melhor no fundamento, na conta do Robinho. A história da parcial mudou depois de uma boa passagem do central Otávio, do Sada Cruzeiro, pelo saque. Foram cinco pontos na sequência que deram um respiro para o time celeste, que não abriu mão da vantagem e saiu na frente.

No segundo set quem mandou foi o Blumenau. Com brilho de Baesso no ataque, o time catarinense. Mais equilibrado, errou menos que o time celeste para manter uma vantagem confortável no placar. Enquanto o time mineiro se deu melhor nos pontos de saque - com 2 -, o Blumenau fechou as portas e pontuou mais quatro vezes de bloqueio contra apenas um da Raposa. A diminuição nos erros fez a diferença para o Blumenau empatar o jogo.

Para virar o placar, o Blumenau novamente contou com os bons ataques de Baesso e Jamelão. Sem muita consistência no bloqueio, o Sada Cruzeiro teve dificuldade de amortecer as bolas e facilitou para o ataque adversário, que aproveitou as oportunidades. O time da casa chegou a abrir cinco pontos de vantagem, viu o Sada correr atrás e empatar na reta final, mas seguiu muito concentrado para confirmar a vitória.

Com o bloqueio voltando a aparecer e menos erros, o Sada Cruzeiro segurou o Blumenau para forçar o tie-break. A saida de Baesso, que era o melhor do jogo, fez com que os donos da casa caíssem muito de rendimento, algo que o Sada Cruzeiro aproveitou muito bem para levar o jogo para o quinto set. No tie-break disputado, o Blumenau contou com um bloqueio afiado para abrir uma vantagem de dois pontos no momento crucial e confirmar a vitória.