Com o fim - ainda que parcial - do primeiro turno da Superliga masculina, os confrontos da Copa Brasil vão se desenhando. O torneio, que tradicionalmente é disputado no início do ano, reúne os oito melhores times do primeiro turno da liga nacional em um mata-mata simples, que começa nas quartas de final. Ainda não há data confirmada para sua realização, mas é possível que seja disputado em Jaraguá do Sul (SC).
Os participantes já foram definidos com o encerramento do ano da Superliga, mesmo com dois duelos ainda em aberto. Sada Cruzeiro, Vôlei Renata, Farma Conde São José, Sesi SP, Itambé Minas, Vedacit Guarulhos, Suzano Vôlei e Araguari Vôlei entram na disputa. O Itambé Minas é o atual campeão, tendo superado o Vôlei Renata na última decisão.
A indefinição dos dois jogos (Itambé Minas x Rede Cuca e Suzano x Vôlei Renata) não afeta a lista dos competidores, porém, os resultados podem influenciar diretamente no chaveamento. O cruzamento da Copa Brasil coloca frente a frente o líder do turno com o oitavo colocado, o vice-líder com o sétimo e assim por diante, até finalizar a montagem das chaves.
Quem terminou na primeira colocação foi o Sada Cruzeiro, que tem um desafio importante pela frente. Desde que Filipe Ferraz assumiu como técnico, foi 'Campeão de Tudo', incluindo títulos do Mundial (2021) e o heptacampeonato da Superliga. No primeiro ano, só não ganhou um campeonato dos disputados: justamente a Copa Brasil.
Na ocasião, o Sada Cruzeiro foi superado pelo Vôlei Renata na semifinal, ficando de fora do pódio. O técnico celeste tem, nesta temporada, a chance de completar a coleção de medalhas de ouro como comandante em menos de dois anos de trabalho, confirmado medalha de ouro em todas as competições de clubes.
O adversário da primeira rodada é conhecido. O Café Vasconcelos Araguari, no Triângulo Mineiro, é estreante na Superliga, mas tem no elenco os jovens da base do Sada. Em parceria firmada entre os clubes, os garotos do clube celeste defendem a camisa do Araguari para terem oportunidade de pegar experiência dentro de quadra. Alguns deles, como Matias e Guilherme Rech, estiveram com o time principal do Sada na última temporada.
Mais experiente, a Raposa tem o favoritismo para novamente chegar à semifinal, mas aguarda finalização do primeiro turno da Superliga para saber qual será o caminho que precisará percorrer para, possivelmente, colocar a mão na taça.