Uma boa chance de abrir vantagem na liderança do Campeonato Mineiro masculino de vôlei apareceu para o Fiat-Minas na noite desta quinta-feira, em Três Corações. Diante do novato Lavras Vôlei, que fazia sua estreia, a equipe de Belo Horizonte não pôde contar com o experiente levantador Marlon, que sentiu incômodo na panturrilha e foi substituído pelo jovem Carísio. O armador foi bem na distribuição e deu sua dose de contribuição, superando os poucos minutos em quadra que havia tido até então.
O confronto foi marcado pelo equilíbrio inicial, mas não demorou para o Minas tomar as rédeas da partida e vencer de virada. Com menos experiência, o Lavras pecou nos erros que viravam pontos de graça para o adversário. Mais regular, o Minas foi premiado com triunfo por 3 a 1 (23/25, 25/21, 25/22 e 25/17). Esta foi a terceira vitória do time do técnico Nery Tambeiro no campeonato, que tem 100% de aproveitamento até aqui. O central Rafael, do Minas, foi eleito o melhor em quadra e levou pra casa o troféu Super Notícia.
O Minas volta a quadra no próximo sábado, também em Três Corações, quando enfrenta o favorito Sada Cruzeiro, que venceu as últimas oito edições do Estadual. Será o quarto jogo do Minas em sete dias, sequência que seguirá forte com novo jogo na segunda-feira, diante do Lavras.
Com um elenco jovem, com muitos atletas cedidos pelo Sada Cruzeiro, o Lavras tentou dar trabalho para o rival. O Minas começou bem na partida, levando a melhor na parte ofensiva. Sem deixar o time da capital abrir muita diferença, os visitantes estiveram sempre incomodando e deram o bote na reta final do set para sair na frente. O bom aproveitamento de Pablo no ataque e os erros do Minas contribuíram para o resultado da parcial de abertura, que teve bom volume de jogo dos dois lados.
No segundo set, o duelo seguiu igual. Depois de fazer 7 a 3, o Minas viu o Lavras reagir e empatar para começar a trocar pontos. Errando menos e com boa presença do bloqueio, comandado pelo central Flávio, o Minas abriu nova diferença na reta final para conseguir o empate.
Foi no terceiro set que o Minas encontrou seu melhor momento no jogo. O 13 a 8 deu uma boa vantagem para o time de BH administrar, contando com a boa distribuição de Carísio e com Flávio sempre presente nos bloqueios. O 19 a 11 mostrou a diferença entre os times na parcial. O que era uma virada quase certa se transformou no empate nos 21 pontos, graças a relação saque-bloqueio do Lavras. O 2 a 1 para o Minas até veio, mas com uma inesperada emoção depois de reação do time do interior.
No quarto set, o time da Rua da Bahia tratou de ir pra cima para confirmar a vitória e não deixar pontos pelo caminho. Contando com altos e baixos do Lavras, o Minas abriu um 13 a 8 para ver a vitória de perto. O Lavras até tentou uma reação, mas já era tarde demais. Bastou ao Minas administrar a vantagem para seguir na liderança isolada da competição, com nove pontos. O Sada Cruzeiro é o vice com três e dois jogos a menos. Lavras e JF seguem sem pontuar.
Escalações:
Fiat-Minas: Carísio, Roque, Flávio, Rafael, Piá, Bob e Rogerinho. Entraram: Davy, Honorato. Técnico: Nery Tambeiro
Lavras: Rhendrick, Gabriel, Ualas, Bruno, Abrahan, Pablo e Juan. Entraram: Vitor, Raphael Marcarini, Henrique Adami. Técnico: Henrique Furtado