O time do Vamos Peerless, do Peru, venceu o Bohemios, do Uruguai, na tarde desta sexta-feira (4), no ginásio do Riacho, em Contagem, e vai disputar o quinto lugar no Sul-Americano de vôlei masculino. A vitória por 3 a 1 (25/23; 25/19; 23/25 e 28/26) foi relativamente fácil diante de um adversário que não ofereceu muita dificuldade e é formado basicamente por atletas amadores. Agora, o Vamos Peerless disputa com os argentinos do Ciudad Voley quem fica em 5º e 6º lugares no Sul-Americano. A partida acontece neste sábado (5) às 14h. O jornal O TEMPO vai transmitir as partidas em seu canal no YouTube.
Amistoso? Nem pensar. Quem imaginou que os uruguaios do Bohemios e os peruanos do Vamos Perlees entrariam em quadra, pela última rodada da fase de classificação da 21ª edição do Sul-Americano de vôlei masculino, no Ginásio do Riacho, em Contagem, para cumprir tabela, se enganou redondamente.
Apesar de não valer mais nenhuma vaga para as semifinais do torneio, já definidas entre Sada Cruzeiro x Policial Voley (ARG) e Fiat Gerdau Minas x Vôlei Renata, os dois times tentavam a primeira vitória na competição.
Todo elenco do Bohemios é formado por estudantes, que têm seus trabalhos paralelos. Ainda assim, nos últimos 8 anos, venceu a Liga Uruguaia 7 vezes. Já o time peruano foi sete vezes campeão nacional (2010, 2011, 2012, 2013, 2015, 2017 e 2021), e disputa pela sétima vez o Sul-Americano.
No primeiro set, muito equilíbrio. Uruguaios e peruanos foram se alternando no marcador durante toda a parcial. Os uruguaios oscilaram um pouco na reta final, e então a aplicação dos peruanos, principalmente com o central Patron, muito entrosado com o levantador Paul, falou mais alto. E o time comandado pelo técnico Eder Garrido acabou vencendo por 25 a 23.
No segundo set, a mesma toada. Peruanos e uruguaios, confirmando o saque e se alternando no placar. E eles foram assim até que os peruanos chegaram a abrir cinco pontos de vantagem, com 18 a 13. O Bohemios chegou a ameaçar, com uma boa atuação do ponta Lucas Mocellini. Mas a reação, que chegou a deixar a vantagem em somente dois pontos, parou por aí. E na reta final, nova vitória peruana, por 25 a 19, em um ataque do ponteiro Calvera.
A terceira parcial também começou equilibrada. Como a qualidade técnica das duas equipes se equivalia, elas foram trocando pontos, assim como nos sets anteriores. A juventude dos uruguaios do Bohemios pesou contra e os peruanos se aproveitaram, tentando fechar o jogo e chegaram a igualar uma vantagem de 23 a 20. Mas também erraram bastante. E foram os uruguaios que descontaram, fechando a parcial, em 25 a 23, forçando o quarto set.
Já no quarto set, os uruguaios, comandados pelo levantador Sebatián Rodriguez, que foram derrotados pelo Sada na primeira rodada, por 3 a 0, foram derrotados de novo e deram adeus a disputa. A parcial, a mais equilibrada do jogo, terminou em 28 a 26 para os peruanos.
Competição
O Sul-Americano conta com nove times divididos em três chaves. O melhor de cada se classifica às semifinais – a quarta vaga fica com o melhor segundo colocado. Sada Cruzeiro, no grupo A, Vôlei Renata, no B, e Minas, no C, ficaram em primeiro com duas vitórias e seis pontos cada.
O Policial Voley, da Argentina, foi quem garantiu a última vaga, por causa de um set arrancado do clube de Campinas e uma vitória. Dessa forma, os jogos, que serão disputados neste sábado (5), ficaram assim (horários de Brasília):
14h – Vamos Peerless x Ciudad Voley
17h – Vôlei Renata x Minas
19h30 – Sada Cruzeiro x Policial Voley
Todas as partidas são no Poliesportivo do Riacho, em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e contam com transmissão ao vivo do YouTube de O TEMPO. Ingressos são disponíveis através do site GoFree.