Chegou a hora

Vôlei masculino: Praia Clube terá força cubana ao seu dispor na temporada 22/23

Alejandro, de 19 anos, terá chance de jogar depois de seguidos meses somente de treinos em Uberlândia; jogador pode atuar em mais de uma posição em quadra

Por Daniel Ottoni
Publicado em 26 de julho de 2022 | 05:26
 
 
Alejandro já defendeu as categorias de base da seleção cubana Andréia Santos/Sada Cruzeiro

Um dos principais reforços do Praia Clube, de Uberlândia, para a disputa da Superliga masculina de vôlei, já estava com o elenco na última temporada. O cubano Alejandro Gonzalez, que pertence ao Sada Cruzeiro, não pôde jogar a Superliga B, uma vez que seu passaporte tinha vínculo com o time celeste.

Praia e Sada Cruzeiro fecharam parceria na última temporada, com o time de Uberlândia tendo todo seu elenco na Superliga B cedido pelos cruzeirenses, que viram uma oportunidade de dar rodagem para jovens da sua base. O Praia Clube garantiu vaga na elite após chegar à decisão do torneio de acesso na última temporada. 

Alejandro foi um dos cedidos, mas teve que se contentar em apenas treinar, ficando de fora das partidas oficiais. A espera do jogador está perto de terminar. Apresentado pelo time azul como central, ele está em processo de transição para atuar como ponta e oposta. 

A parceria segue mantida para os próximos meses, com o elenco devendo ter a presença de atletas mais experientes para os novos compromissos. 

Será somente na temporada 2022/2023 que Alejandro vê o caminho aberto para disputar partidas oficiais em território brasileiro. Alejandro chegou a Belo Horizonte em janeiro deste ano, chamando atenção por uma característica recorrente nos atletas nascidos no seu país: o ataque. 

Atualmente, o jogador treina em Havana com a seleção de Cuba. Alejandro poderá integrar o time cubano que está no grupo do Brasil no Mundial, que vai acontecer na Polônia e Eslovênia entre 26 de setembro e 11 de outubro. 

"Já o conhecia, tinha visto ele jogando em Mundiais de base. Ele tem uma capacidade física fora do comum, de muito salto e grande potência, algo comum nos atletas cubanos. Ele tem um caminho grande para aprender e se desenvolver, as impressões que tive dele, desde o início, foram muito boas. Mesmo apenas treinando conosco na última temporada, ajudou bastante, contribuiu para a evolução da equipe. Agora, jogando com frequência, vai crescer ainda mais. Ele está no caminho certo e esperamos contar com sua presença na temporada", comenta o técnico do time, Luiz Carlos Rodrigues, também conhecido como Kadylac. 

Olhos voltados para jovem talento

O jogador de 19 anos não vê a hora de estrear de forma definitiva pelo Praia, sabendo que suas ações estarão sendo observadas de perto por todos os lados.

"O nosso treinador me ajudou muito, fez de tudo para que eu me integrasse ao elenco o quanto antes. Fizemos muito trabalho de passe, ele tem tido uma importância grande no meu desenvolvimento. Minha adaptação foi boa, o elenco me recebeu bem, gosto do clima, da comida e das pessoas. No começo, tive dificuldade pra entender o que era falado, mas sempre tinha alguém pra me explicar o que se passava. Isso era importante pra fazer um treino bem feito", agradece o atleta.
Alejandro sabe que participar bem do time de Uberlândia vai contribuir para ele chegar com mais bagagem e experiência no Sada Cruzeiro, clube que ele admite que também quer defender. 

"Sempre via a torcida do Cruzeiro apoiando o time, eu era mais jovem e o clube já tinha ganhado o Mundial por três vezes. Vou fazer de tudo pra chegar bem no Cruzeiro, quando isso acontecer. Preciso focar e trabalhar muito, quero representar bem essa camisa e esse escudo, será um grande momento da minha carreira defender este time", revela. 

Capacidade faz jogador ter espaço em mais de uma posição

A potência do jogador no ataque o faz ser testado, inicialmente, como oposto, mas com seu perfil podendo fazê-lo atuar em outras posições. Quando foi contratado pelo Sada Cruzeiro, o clube informou que sua posição era de central. Os treinos nos passes mostram o interesse de Kadylac para usar Alejandro como ponta. 

"Ele precisa se desenvolver mais para jogar nesta posição, melhorar seu passe, principalmente. É algo que vamos explorar ao longo da temporada, ele tem uma chance interessante de crescer neste aspecto. No saque, ele tem mostrar regularidade, é muio forte na parte ofensiva e vai agregar força e potência ao nosso time. É um jogador que ainda vamos ouvir falar muito no seu nome. É determinado pra chegar bem e atuar no nível internacional, vamos tentar aproveitar ao máximo sua presença. Essa parceria entre Sada Cruzeiro e Praia Clube vai acelerar esta evolução, ele vai ter mais chances de estar em quadra e se apresentar em uma Superliga de bom nível", garante o treinador.

Na temporada 2022/2023, o time do Triângulo terá o nome de Café Vasconcelos / Imepac / Aracoop / Araguari, mandando seu jogos na cidade do interior mineiro. A apresentação do elenco está marcada para 1º de agosto, com Alejandro devendo integrar o elenco posteriormente por causa dos seus compromissos com a seleção do seu país.