A seleção brasileira de vôlei feminino entra em quadra nesta quinta-feira (4/9), às 7h (de Brasília), em Bangkok, na Tailândia, para enfrentar a França pelas quartas de final do Campeonato Mundial. A partida terá transmissão do SporTV e do VBTV (streaming pago da Federação Internacional de Vôlei).

As duas seleções já se encontraram na fase grupos, com vitória do Brasil. As comandadas de Zé Roberto Guimarães venceram de virada por 3 a 2. Ainda pelo Grupo F, a equipe brasileira ganhou da Grécia por 3 a 2 e de Porto Rico por 3 a 0.

Já nas oitavas de final, a adversária do Brasil foi a República Dominicana. Após começar perdendo, a seleção brasileira virou e venceu por 3 a 1, assegurando uma vaga nas quartas de final.

Caso vença a França, o Brasil vai enfrentar a Itália, atual número 1 do mundo, ou a Polônia. As seleções europeias se enfrentam nesta quarta-feira (3/9), às 10h30 (de Brasília), também em Bangkok.

Mundial feminino

O Brasil segue na busca pelo seu primeiro título no Mundial de vôlei feminino. Neste ano, os 32 países foram divididos em oito grupos na fase inicial, com os dois melhores de cada chave avançando para os mata-matas. O chaveamento já é pré-definido: o líder de um grupo enfrenta o segundo colocado de outro, e os vencedores seguem em cruzamentos programados até a final.

As oitavas acontecem entre 29 de agosto e 1º de setembro. As quartas estão agendadas para 3 e 4 de setembro, as semifinais para o dia 6, e a disputa do bronze e a grande final no dia 7.

O Mundial foi realizado pela primeira vez em 1952. Desde então, a seleção brasileira acumula quatro medalhas de prata e uma de bronze. O país mais vitorioso da história é a antiga União Soviética, com cinco títulos.