Depois de se enfrentarem na primeira fase do Sul-Americano de vôlei masculino, Vôlei Renata (SP) e Policial de Formosa (ARG) voltaram a se encontrar neste domingo (6) na decisão de 3º lugar. E o clube brasileiro foi superior mais uma vez, ao vencer, de virada, a partida, agora por 3 sets a 2 – parciais de 21/25, 22/25, 25/17, 25/22 e 15/11.

Ao contrário do confronto de estreia, quando venceu por 3 a 1, de virada, o Renata foi ainda mais exigido desta vez, vendo os argentinos levarem os dois primeiros sets. O time paulista voltou a ter muito trabalho diante dos argentinos, que buscavam uma medalha de bronze que seria histórica.

O projeto, até a última temporada, estava na segunda divisão argentina, antes de chegar à elite nacional e conquistar a Copa Aclav, além de ser o atual líder da principal competição do país. Depois de começar o jogo com o oposto Evandro no time titular, o Renata logo viu o jogador não ter condições de jogo para deixar a quadra e fazer o elenco sentir sua falta. 

O Policial mostrou a essência da escola argentina com muito volume de jogo e defesa para testar a paciência do adversário. Com o passe não funcionando em boa parte dos dois primeiros sets, o Vôlei Renata precisou, em muitos momentos, correr atrás do placar, sendo pressionado e exigido.

O jogo mudou de vez quando o levantador Cristiano entrou em quadra, no terceiro set, diminuindo muito os erros dos brasileiros. Com isso, após serem superados nos dois primeiros sets, ganharam os três seguintes para colocarem a medalha no pescoço.

O Sul-Americano termina com a final entre Sada Cruzeiro e Fiat Gerdau Minas, que acontece a partir das 15h, com transmissão do YouTube de O TEMPO.