Promoção

Abav Collab terá Black Friday virtual em 2 de outubro

Feira de turismo dedica o último dia da programação para o consumidor final; das 41 agências selecionadas para a área, uma é de MG

Por Paulo Campos
Publicado em 29 de setembro de 2020 | 10:01
 
 
O espaço virtual onde acontece a Abav Collab e a Black Friday Reprodução

Dos seis dias programados para a Abav Collab, um apenas será aberto ao público. Na próxima sexta-feira, dia 2, como nas edições anteriores, o mais tradicional evento de turismo do país terá uma área Black Friday. Neste ano, excepcionalmente, por conta da pandemia da Covid-19, o espaço será virtual e oferecerá de promoções em hotéis a pacotes completos. São, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), promotora do evento, 287 ofertas que só poderão ser adquiridas em 41 agências – previamente selecionadas – associadas à entidade. 

A Black Friday é apenas uma das áreas da Abav Collab, evento destinado exclusivamente às agências de viagens e trade turístico, que, por conta da pandemia, precisou cancelar o encontro presencial, que ocorreria nesta semana, no centro de convenções Expo Norte, em São Paulo. Para participar da Black Friday, os interessados já podem se inscrever no site blackfridaydeviagens.com.br. O credenciamento dará acesso ao catálogo de ofertas, com diferentes prazos de utilização, e permitirá também visitar auditórios e pavilhões da feira. 

“Muito além das vendas, na Black Friday deste ano, o apelo não é o preço, mas a segurança. Queremos priorizar o turismo responsável e mostrar a diferença de comprar com um agente de viagens, e não direto”, afirma Magda Nassar, presidente da Abav nacional. 

De Minas

Das 41 agências selecionadas para a Black Friday, curiosamente, apenas uma é de Minas, a Unitour, localizada no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A proprietária Eloá Mendes Ribeiro acredita que a agência foi escolhida por ser a primeira a se registrar na época de criação da Abav Minas.  

No dia 30 de dezembro, a empresa fundada por Frederico Rodrigues Mendes Ribeiro completa 55 anos de mercado. Seu foco são os pacotes privativos nacionais e internacionais. “Não devemos levar produtos formatados à Black Friday”, adianta Eloá. 

“Minha intenção é promover os destinos mineiros”, afirma a diretora da Unitour. Entre os destinos estão as cidades históricas e os hotéis-fazenda. “Temos que vender destinos regionais para o viajante usufruir de imediato”, defende.

Em relação aos destinos nacionais, segundo ela, os preços de hotéis estão baixos, mas o aéreo continua caro por conta da limitação do número de voos.

Ofertas

Como as pesquisas indicam uma tendência de fortalecimento do turismo doméstico no pós-pandemia, dos 287 pacotes ofertados na Black Friday, mais da metade – 180 – será para destinos nacionais.  

A lista é sedutora e inclui desde capitais do Sul e Nordeste do país até destinos de ecoturismo, como Jalapão (TO) e chapada dos Guimarães (MT). Há, ainda, programa focados em feriados, como réveillon, Carnaval e Páscoa. 

Minas Gerais aparece em 25 promoções de hospedagem, em Belo Horizonte, Capitólio, Esmeraldas, Gonçalves, Itapeva, Juiz de Fora, Ouro Preto, Poços de Caldas, Tiradentes e serra do Cipó. 

Apesar da alta do dólar e do euro, a Black Friday ofertará 107 produtos internacionais, focando as vendas para o ano que vem. 

Entre as viagens estão cruzeiros pela Europa e Caribe, experiências como safáris, estações de esqui, clássicos, como Grécia, Turquia e Israel, e pacotes que combinam países. 

Até destinos de luxo considerados caros, como as Maldivas – reaberta aos turistas em meados de julho –, estão custando R$ 10.515, preço 40% mais baixo do que antes da pandemia. 

O viajante só deve ficar atento ao local de embarque para não pesar no bolso.

Serviço

Abav Collab – Feira Virtual de Turismo 

Data: de 27/9 a 2/10 

Onde: abavcollab.com.br 

Black Friday: 2/10 

Como se inscrever: blackfridaydeviagens.com.br 

No site: você se cadastra e recebe um link no e-mail para entrar no dia do evento e ter acesso ao catálogo de ofertas