Toni Garrido, João Ramalho, Bat Caverna, Bartucada e a Orquestra Sinfônica de Diamantina são algumas das atrações do Festival de Inverno de Diamantina, que acontece de 6 a 23 de agosto. O palco é o Mercado Velho, o antigo Mercado dos Tropeiros (1835), uma relíquia arquitetônica da cidade histórica. O evento também servirá para lançar o Carnaval de 2006, com apresentação dos blocos Me Ampara Senão Eu Caio e Bloco Sapo Seco e a Carnaverata, que mistura a tradição do Carnaval com as vesperatas.
"O Festival de Inverno de Diamantina é mais do que um evento: é um reencontro com a nossa história, com a música, com a arte e com o nosso povo. É motivo de orgulho ver nossa cidade fazendo cultura, fortalecendo o turismo e movimentando a economia criativa do município. Seguiremos investindo e apoiando a cultura como eixo de desenvolvimento e identidade", afirmou o prefeito Geferson Burgarelli.
Ninguém vai a Diamantina impunemente: tem que assistir a seu maior espetáculo, a Vesperata, concerto noturno que é uma serenata invertida. Enquanto os músicos tocam das sacadas dos casarões da rua da Quitanda, o público assiste ao espetáculo confortavelmente em mesas instaladas na rua. Em agosto, ela acontece nos dias 2, 16 e 30, além de uma Vesperata especial do Dia dos Pais, no dia 9. Como Diamantina é uma cidade musical, o visitante pode ser ennvolvido por uma seresta na rua.
Diamantina não decepciona no inverno – as temperaturas estão entre 8 e 21 graus agora em julho. A cidade tem muito aconchego e hospitalidade. O visitante ainda aproveita e pode conhecer os principais atrativos do compacto centro histórico e agradáveis caminhadas e pode explorar os arredores, visitando a Gruta do Salitre, o Parque do Biribiri, o Caminho dos Escravos e as cachoeiras do Cristais e da Sentinela, ou fazer bate e volta às vizinhas Serro, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.
Mais informações sobre o Festival de Inverno de Diamantina, acesse Instagram / @festivaldeinvernodesiamantina
Serviço:
O quê: Festival de Inverno de Diamantina 2025
Onde: Mercado Velho, Diamantina
Quando: 6 a 23 de Agosto
Entrada: Gratuita
Informações: O festival também terá teatro, dança, artistas de rua, gastronomia típica, oficinas, ecoturismo e atividades para toda a família. Acesse a programação no site
Confira a programação:
Dia 6 (quarta-feira)
Abertura do Festival Gastronômico
Vesperata (Corretor Real)
Dia 7 (quinta-feira)
Corretor Real
Dia 8 (sexta-feira)
Show da Orquestra Sinfônica de Diamantina
Dia 9 (sábado)
Vesperata Especial do Dia dos Pais
Dia 14 (quinta-feira)
19h30 às 21h30: Edu Lemos
22h às 0h: Pede Bizz: João Ramalho
Dia 15 (sexta-feira)
20h às 21h30: Voz e Violão
21h30: Peju Groove
23h30: Toni Garrido
Dia 16 (sábado)
Vesperata Especial de Inverno
20h30 às 22h: Voz e Violão
22h30 às 0h: Duo Rock
0h30 às 2h: Podé e Lelo
Dia 21 (quinta-feira)
19h30 às 21h30: Malu Costa
22h às 0h: Pede Bizz: Adriana Araújo
Dia 22 (sexta-feira)
20h às 21h30: Voz e Violão
21h30: Roda de Samba com Fundo de Quintal
23h30: Tô Chegando
Dia 23 (Sábado)
19h: Concentração dos blocos Me Ampara Senão Eu Caio e Bloco Sapo Seco
21h: Carnaverata (lançamento do Carnaval 2026) Rua da Quitanda
23h30 às 2h: Bartucada Diamantina na praça do mercado.