Não é de hoje que o mercado da beleza se consolidou como um dos mais potentes e promissores do Brasil. Com um público exigente e cada vez mais cuidadoso, o país finalizou o ano de 2023 como o 3º maior mercado consumidor do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal.


Para atender os desejos dos brasileiros, grandes marcas do mercado precisam inovar e entender quais são as preocupações dos consumidores quando o assunto é moda, beleza e bem-estar. Em entrevista ao portal O TEMPO, os grupos Boticário e Natura, maiores empresas nacionais da beleza, respondem quais são as principais tendências do mercado em 2024, e os produtos mais requisitados e vendidos.


1- Preocupação com a pele


As duas marcas citam os dermocosméticos - produtos destinados ao cuidado com a pele- como prioridades dos consumidores atualmente. A preocupação com a qualidade dos produtos é uma crescente que surgiu na pandemia e se mantem em alta até os dias atuais. A diferença é que agora o consumidor procura entender melhor a composição dos cosméticos:


"No Grupo Boticário, enxergamos um crescimento significativo nas vendas de dermocosméticos, refletindo uma forte demanda por soluções eficazes e personalizadas para problemas dermatológicos comuns. Este setor está em alta devido ao crescente interesse dos consumidores em combinar bem-estar, saúde e estética", afirma  Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do grupo.


Na Natura, a crescente também é observada. Os ingredientes mais procurados por clientes são: ácido hialurônico, vitamina C e niacinamida. Todos fazem parte da rotina de skincare: 


"Há uma forte demanda dos consumidores por produtos que tratam e protegem a pele. Tais ingredientes estão presentes nos produtos de tratamento, mas também nas maquiagens que oferecem benefícios", diz Denise Coutiho, Diretora de Marketing e Comunicação da Natura.


Os produtos de destaque das marcas, que atendem a essas demandas são:

  • Linha de limpeza facial da Vult.
  • Botik: especializada em cuidados faciais para a pele brasileira
  • Produtos de maquiagem Natura UNA com ativos que prometem tratar a pele
  • Linha Natura Chronos


2- Produtos multifuncionais com cobertura leve


As maquiagens no estilo rebocão e com alta cobertura estão perdendo força. Já as bases glow, com acabamentos mais leves e naturais, são as preferidas das consumidoras atualmente.

A busca por praticidade também colocam em evidência os produtos multifuncionais. Como o blush cremoso que Boca Rosa lançou, que também serve como batom e sombra. Outros exemplos são bases que podem ser usadas como contornos e bastões 3 em 1.


"No segmento da maquiagem, a grande tendência são os produtos multifuncionais, que oferecem resultados mais naturais. Texturas leves e produtos que combinam maquiagem e cuidados com a pele, estão em alta. Um dos principais responsáveis pelo acabamento natural é a tecnologia de partículas, que todos os produtos de maquiagem de Natura Una tem. São partículas e pigmentos que além do acabamento natural, garantem também longa duração e alta fixação", afirma Denise Coutiho, diretora da Natura.


Veja exemplos de maquiagens que apresentam essas propostas:

  • Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow - média de preço R$ 59,90
  • Base Bruna Tavares BT Skin- a partir de R$ 58,90
  • Base Natura Una- a partir de R$ 109,90
  • Base Make.b Hyaluronic, O Boticário- média de preço: R$109
  • Bastão 3 em 1 Blush, Batom e Sombra FPS 95- Ollie-  média de preço: R$ 99
  • BT Plush Bela, Bruna Tavares- Pode ser usado em nos lábios e nas bochechas- média de preço R$ 35,90


3-Fragrâncias de frutas


O cheirinho de frutas nos cremes e perfumes também são tendências que têm conquistado principalmente a geração Z, que representa 26% do mercado consumidor. Segundo o grupo Boticário, a fragrância de melancia é a mais requisitada:

"Relançamos o EGEO Melancia, produto desenvolvido em resposta aos pedidos da comunidade do Tik Tok pela fragrância, e ele esgotou em menos de 50 horas após seu lançamento em maio", completa Marcela de Masi, Diretora Executiva do O Boticário.


Veja exemplos desses produtos:

  • Linha Cuida-se Bem, do Boticário, com a nova coleção “Melancia”- Produtos a partir de R$ 27,90
  • Ruby Rose Melu Melancia - Sérum Facial 30ml- média de preço: R$ 17,00
  • Kit de banho de melancia dia a dia Labotrat- média de preço 89,99