Se você consome conteúdos de moda nas redes sociais, provavelmente se deparou com os "Labubus" nas últimas semanas.

Os bonecos colecionáveis se tornaram o acessório mais popular do momento, decorando bolsas de luxo, e já foram adotados por Rihanna, Dua Lipa e Rosé, do grupo BLACKPINK. A tendência começou na semana de moda de Copenhagen e se espalhou pelo mundo após viralizar nas redes sociais.

Os Labubus são caracterizados por terem corpo de coelho e rosto de boneca, com dentes pontiagudos. A inspiração para esses personagens vem de contos de fadas nórdicos e fazem parte da linha The Monsters, da gigante chinesa Pop Mart, empresa especializada em brinquedos vendidos no formato "blind box" [caixas fechadas, em que o consumidor só descobre qual personagem recebeu após abrir].

Além de Rihanna e Dua Lipa, os Labubus atraíram outras celebridades, como Lisa, também do BLACKPINK, e o ator Jacob Elordi. Lisa compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram mostrando sua coleção pessoal dos acessórios. O boneco também já apareceu nas mãos de brasileiras como Virginia Fonseca e Marina Ruy Barbosa.

Marina Ruy Barbosa exibiu o acessório em viagem à China (Reprodução/@marinaruybarbosa/Instagram)

Quanto custam?

A Pop Mart registrou faturamento de 2,3 bilhões de reais apenas com os Labubus. Os preços variam significativamente: modelos básicos custam cerca de 22 dólares (aproximadamente R$ 125), enquanto versões exclusivas podem alcançar 300 dólares (cerca de R$ 1,7 mil).

Alguns modelos são vendidos exclusivamente por meio de sorteios, parcerias com marcas de luxo ou em feiras asiáticas especializadas. Existem mais de 300 versões diferentes de Labubus disponíveis atualmente, com variações em cores, tamanhos e formatos.

Já o formato de venda em "blind box" gerou uma tendência nas plataformas sociais, com pessoas compartilhando vídeos da abertura das embalagens para revelar qual personagem receberam.

Os chaveiros são comercializados principalmente em lojas especializadas e plataformas online, tendo se expandido da Ásia para mercados ocidentais.

Labubus também são revendidos nas redes sociais (Reprodução/@jetsettlertwilly/Instagram)

Moda do 'feio-fofo'

Os Labubus dividem opiniões quanto à sua aparência: alguns os consideram fofos, enquanto outros os acham feios. Essa divergência, no entanto, não impediu que se transformassem em um dos itens mais desejados da atual temporada fashion.

Nas redes sociais, a pelúcia divide opiniões. Enquanto alguns a consideram "fofa", outros a classificam como "assustadora". Esse contraste, porém, é parte do apelo: o Labubu representa a estética do "ugly-cute", ou "feio-fofo", que vem ganhando espaço no mercado de produtos de luxo.