Colaborador de longa data e braço direito de Giorgio Armani, Leo Dell'Orco é cotado para assumir o comando criativo da marca após a morte do estilista italiano. O criador da marca homônima morreu nesta quinta-feira (4/9), aos 91 anos, conforme comunicado oficial divulgado pela empresa. O velório acontecerá em Milão, na Itália, em cerimônia privada.
Armani morreu enquanto ainda ocupava o comando criativo e mantinha-se como único acionista da marca, que completa 50 anos em 2025 e é uma das últimas do setor de moda de luxo a preservar sua independência. No último fim de semana, em entrevista ao Financial Times, o estilista havia indicado Dell'Orco como seu possível sucessor.
O primeiro endosso oficial a Dell'Orco ocorreu em junho de 2021, quando Armani, ao final do desfile masculino, apareceu de mãos dadas com seu colaborador. "Pareceu certo sair com Leo, que tem me ajudado com as coleções masculinas por tantos anos; ele é meu colaborador e é muito bom, assim como minha sobrinha Silvana é com o vestuário feminino. Então, estou preparando meu futuro com as pessoas que atualmente estão sob meu comando", declarou Armani na ocasião.
Quem é Leo Dell'Orco
Pantaleo Dell'Orco, conhecido como Leo, nasceu em 2 de novembro de 1952 em Bisceglie, na província de Bari, na Itália. Aos 72 anos, ele ocupa a posição de chefe do setor masculino do Grupo Armani. Em julho de 2019, Dell'Orco assumiu a presidência do conselho de administração do Pallacanestro Olimpia Milano, equipe de basquete dirigida por Giorgio Armani desde 2008. Sob sua liderança, o time conquistou os campeonatos da liga em 2022 e 2023, a Supercopa de 2020, a Copa Italiana de 2021 e 2022, além de ter alcançado o Final Four da EuroLeague em 2021.
Na autobiografia "Per Amore", publicada pela Mondadori Electa em novembro de 2022, Armani dedicou palavras especiais ao seu braço direito. "Seu nome verdadeiro é Pantaleo... ele é a pessoa a quem confiei meus pensamentos mais privados, pessoais, de trabalho e outros, que ele manteve para si mesmo com grande discrição. Obrigado, Leo!", escreveu Giorgio Armani.
Em entrevista ao jornal Repubblica em 2023, no entanto, Dell'Orco revelou sua preferência por trabalhar longe dos holofotes. "Prefiro ficar nos bastidores e fazer as coisas importantes a partir daí, só isso", disse.
Na mesma ocasião, ele compartilhou detalhes sobre sua relação profissional com Armani. "Não acho que ele já tenha me dito que eu era bom. Pela graça de Deus, ele me deu um tapinha nas costas uma vez. Mas não sofro com isso, a esta altura já sei como ele pensa. E outra coisa: se dependesse dele, faria tudo de uma vez. Não dá para acompanhá-lo", revelou o designer.
Neste ano, Dell'Orco substituiu Armani no tradicional aceno final ao público nos desfiles das Semanas de Moda de Milão, na Itália, e em Paris, na França, quando o empresário se ausentou por questões de saúde.