Nas viagens de avião, nem sempre o momento do embarque ocorre sem falhas. Apesar das companhias aéreas criarem grupos para que pessoas embarquem sem criar tumulto e sem formar longas filas, muitas pessoas não respeitam o chamado e querem entrar na aeronave antes de chegar a sua vez.
Pensando nisso, a American Airlines, a maior cia. aérea do mundo em relação ao número de passageiros transportados e quantidade de aeronaves, está testando uma tecnologia que visa barrar pessoas que tentam embarcar no grupo errado.
O software está sendo testado no Aeroporto Internacional Sunport, em Albuquerque (Novo México), Aeroporto Internacional de Tucson (Arizona) e Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C.
Neste novo sistema, quando um passageiro tentar entrar na aeronave antes que seu grupo de embarque seja chamado, haverá um sinal sonoro que alertará os fiscais de portão. Assim, eles poderão encaminhar o passageiro de volta para os bancos, para aguardarem a sua vez.
A ideia é transformar o processo de embarque mais ágil, evitando longas filas. Os testes serão feitos naqueles três estados americanos e, caso funcionem, a companhia aérea deve implementar a nova regra já antes da temporada de viagens de fim de ano. Futuramente, a empresa, que afirma que até agora os testes estão indo bem, pode ser a primeira do mundo a implementar a tecnologia internacionalmente.
“Estamos na fase inicial de testes de novas tecnologias usadas durante o processo de embarque, projetadas para garantir que os clientes recebam embarque prioritário com facilidade e ajudem na experiência de embarcar, proporcionando maior visibilidade”, explicou um porta-voz da American Airlines à revista Quartz.