Suni Williams e Butch Wilmore, dois astronautas americanos, seguem na Estação Espacial Internacional (EEI) há 70 dias, 'presos no espaço' e sem sinal de retorno. Em uma coletiva de imprensa realizada pela NASA nesta quarta-feira (14), a agência afirmou que segue analisando as opções, mas só decidirá como os trará de volta para a Terra daqui a duas semanas.
Funcionários da NASA afirmaram que diversos engenheiros e especialistas em questões técnicas estão analisando dados importantes de testes e avaliando diferentes opções acerca do retorno de Williams e Wilmore.
Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA, afirmou que, provavelmente, a análise será concluida na próxima semana. "Por volta do final da próxima semana, potencialmente no início da semana seguinte”, comentou.
Leia também: Orkut, famosa rede social dos anos 2000, pode retornar; entenda
A missão tripulada pela dupla deixou a Terra no dia 5 de junho e a expectativa era que duraria somente alguns dias. Após problemas no sistema de propulsão da nave, porém, o retorno foi adiado múltiplas vezes. A cápsula Starliner, fabricada pela Boeing, pode não ter condições seguras de retornar ao planeta com pessoas a bordo. Esse foi o primeiro voo tripulado da Starliner para o espaço.
Uma opção que a NASA avalia é trazer a dupla de volta em uma nave da SpaceX, concorrente da Boeing. Esse veículo sairia da Terra com dois espaços livres para voltar com astronautas americanos, porém, a missão de seis meses ainda deverá ser realizada, por isso, esse retorno seria somente em fevereiro de 2025.
“É muito bom estar lá, curtindo o ambiente, comendo aquela comida deliciosa do espaço e poder olhar pela janela. Então, sei que eles estão aproveitando ao máximo este tempo, mas tenho certeza que eles estão ansiosos por uma decisão, assim como todos nós", comentou Bowesox.