O presidente norte-americano Donald Trump anunciou neste domingo (13) que os Estados Unidos enviarão sistemas de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia para apoiar os combates contra a invasão da Rússia, em um momento em que a relação com seu contraparte russo, Vladimir Putin, se enfraquece. "Enviaremos os Patriot, que eles precisam desesperadamente", disse Trump, sem especificar quantas unidades serão enviadas. 

Duas semanas atrás, Washington havia anunciado que suspenderia o envio de armas a Kiev. "Ainda não decidi os números, mas eles vão receber alguns, porque precisam de proteção", acrescentou.

Esse envio de armamentos fará parte de um novo acordo. Segundo Trump, o acordo prevê que a Otan pague aos Estados Unidos por parte das armas enviadas à Ucrânia.

"Nós basicamente vamos enviar várias peças de um equipamento militar muito sofisticado, e eles vão nos pagar 100% por isso", explicou Trump, que reiterou estar "decepcionado" com Putin.

Guerra teria fim

Ao retornar à Casa Branca em janeiro, Trump havia dito que trabalharia com o presidente russo para encerrar a guerra, mas a frustração aumentou diante dos incessantes ataques com mísseis por parte da Rússia e de um cessar-fogo cada vez mais distante.

O enviado norte-americano Keith Kellogg começará nesta segunda-feira (14 de julho) uma visita à Ucrânia. No mesmo dia, Trump também deve se reunir com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.