A França lançará do ar 40 toneladas de ajuda em Gaza a partir de sexta-feira, anunciou nesta terça (29) o ministro das Relações Exteriores Francês, quando a fome assola o território palestino, mais de 21 meses após o início da guerra entre Israel e Hamas.

A ONU alertou no domingo sobre o nível "alarmante" de desnutrição na Faixa de Gaza, imposto a um cerco de Israel desde o início da guerra, desencadeado pelo ataque do movimento islâmico Hamas em 7 de outubro de 2023 em solo israelense.

Desde domingo, Israel autorizou o lançamento de ajuda humanitária sobre Gaza, após declarar uma pausa nos combates com fins humanitários em determinadas áreas do território palestino, onde vivem cerca de 2,4 milhões de pessoas.

“Vamos organizar a partir desta sexta-feira, em colaboração estreita com as autoridades jordanas, quatro voos que transportarão 10 toneladas de mantimentos cada um na Faixa de Gaza”, declarou Jean-Noël Barrot à emissora de televisão francesa BFMTV.

“Todas as precauções serão tomadas para garantir a segurança da população durante essas operações”, disse anteriormente à AFP uma fonte diplomática, ao se referir à possibilidade desses lançamentos.

“A via aérea é útil, mas não é suficiente”, acrescentou o ministro francês, que também pediu a reabertura dos acessos terrestres a Gaza, bloqueados pelo Exército israelense.