A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) afirmou, nesta quarta-feira (30/7), que está fazendo uma análise detalhada para identificar quais dos segmentos representados pela entidade estão incluídos nas exceções do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A lista divulgada inclui alimentos, minerais e itens como madeira tropical e pasta química de madeira.

Nesta semana, o setor chegou a anunciar férias coletivas e demissões, já que cerca de 50% da produção da área é destinada aos Estados Unidos. A entidade representa os diversos segmentos do setor de madeira processada, incluindo compensados, molduras, painéis, pisos, portas, entre outros. 

“O documento é extenso e exige análises técnicas aprofundadas. Neste momento, nossas equipes técnicas e jurídicas, tanto no Brasil quanto no exterior, estão examinando minuciosamente os produtos específicos mencionados na Ordem Executiva, as condições para eventuais isenções”, destacou.

O decreto publicado por Donald Trump, que oficializou o tarifaço contra o Brasil, traz uma lista com quase 700 exceções. Entre elas estão minério, combustíveis fósseis e fertilizantes.

Leia a nota na íntegra

Sobre a Ordem Executiva assinada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, nesta quarta-feira (30), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), entidade que representa os diversos segmentos do setor de madeira processada, incluindo compensados, molduras, painéis, pisos, portas, entre outros, informa que está fazendo uma análise detalhada para identificar quais dos segmentos que representa estão incluídos nas possíveis exceções à tarifa de 50% e quais efetivamente serão impactados pela medida.

O documento é extenso e exige análises técnicas aprofundadas. Neste momento, nossas equipes técnicas e jurídicas, tanto no Brasil quanto no exterior, estão examinando minuciosamente os produtos específicos mencionados na Ordem Executiva, as condições para eventuais isenções, os possíveis desdobramentos em relação à investigação da Seção 232.