O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu, nesta segunda-feira (18), uma cúpula entre quatro partes que inclua os europeus em resposta à proposta de seu contraparte americano, Donald Trump, de se reunir com os chefes de Estado russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodimir Zelensky.
"Acho que provavelmente precisaremos de um encontro em quatro partes porque quando falamos de garantias de segurança, nos referimos à segurança de todo o continente europeu", disse Macron na reunião na Casa Branca, da qual participa junto com Trump, Zelensky e outros líderes da União Europeia.
Trump disse nesta segunda-feira (18) que seu contraparte russo, Vladimir Putin, aceitou durante a cúpula no Alasca, na sexta-feira passada, que sejam concedidas garantias de segurança para a Ucrânia como parte de qualquer acordo de paz.
"Em um passo muito significativo, o presidente Putin concordou que a Rússia aceitaria garantias de segurança para a Ucrânia, e este é um dos pontos-chave que devemos considerar, e vamos estar considerando isso na mesa, também quem fará o quê essencialmente", afirmou Trump, no início das conversas com líderes europeus e o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, na Casa Branca.
"Acredito que as nações europeias vão assumir grande parte do peso. Nós vamos ajudá-los e vamos fazer com que seja muito seguro", disse.