O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta segunda-feira (18) que não considera necessário um cessar-fogo para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia, alinhado à posição do presidente russo, Vladimir Putin, com quem se encontrou na semana passada.
"Não acho que um cessar-fogo seja necessário", disse Trump, sentado ao lado do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, na Casa Branca. "Sei que pode ser bom tê-lo, mas também entendo estrategicamente por que um ou outro país não o desejaria. Você tem um cessar-fogo, e eles reconstroem, reconstroem e reconstroem, e você sabe, talvez eles não queiram isso."
Trump disse que, se sua reunião com seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, correr bem, ele espera realizar uma reunião trilateral com o líder russo, Vladimir Putin, com o objetivo de encerrar a guerra entre Ucrânia e Rússia. "Teremos uma reunião. Acho que, se tudo correr bem hoje, teremos uma reunião trilateral, e acredito que há uma chance razoável de encerrarmos a guerra quando isso acontecer", disse Trump, sentado ao lado de Zelensky na Casa Branca.