O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que determinou reformas estruturais na Casa Branca, afirmou em tom de brincadeira nessa terça (5/8), que serão instalados também mísseis nucleares na sede da Presidência americana.

Trump subiu no terraço da residência oficial, em Washington, e mencionou os armamentos ao ser questionado por jornalistas sobre o que pretende construir. O republicano gesticulou levantando o seu braço direito várias vezes, numa aparente imitação dos disparos de mísseis, antes de esboçar um sorriso.

Desde que voltou à Presidência, em janeiro, Trump tem se empenhado com as reformas na Casa Branca. A intervenção mais controversa foi anunciada na semana passada, quando o governo revelou planos para a construção de um salão de festas luxuoso, avaliado em US$ 200 milhões (R$ 1,1 bilhão), no local.

A reforma, considerada ambiciosa, é desejo antigo do presidente, que com frequência reclama da falta de espaços para receber convidados na Casa Branca. O novo salão poderá acolher cerca de 650 pessoas, segundo o governo, e deverá ser erguido na parte leste da residência, atualmente ocupada por escritórios e salas de apoio, como os usados pela equipe da primeira-dama Melania Trump.

Segundo a secretária de Imprensa do governo, Karoline Leavitt, os custos para a construção do salão de festas serão cobertos pelo próprio presidente e por doadores particulares.

Trump tem coordenado outras mudanças na sede do Executivo americano. O presidente já determinou a instalação de detalhes dourados no Salão Oval que, segundo o jornal The New York Times, são "dignos de seu resort" em Mar-a-Lago, na Flórida. Ele também elaborou um plano para pavimentar o Rose Garden, um dos locais mais emblemáticos da residência.