Um homem de 40 anos foi detido após ser descoberto vivendo em um espaço subterrâneo dentro de um condomínio no Oregon, nos Estados Unidos. A prisão ocorreu na quarta-feira (3/9), depois que policiais o encontraram dentro do local, que estava equipado com móveis, televisores e até um videogame.
A descoberta aconteceu após um morador avistar o desconhecido estacionando seu carro e dirigindo-se para trás de um dos edifícios.
O residente também notou a porta do espaço subterrâneo aberta e iluminação no interior, fato que chamou sua atenção porque o local não deveria ter energia elétrica disponível. Então, ele decidiu chamar a polícia.
Após confirmar a presença de alguém no interior, os agentes tiveram que forçar a entrada. De acordo com informações do Escritório do Xerife do Condado de Clackamas, o homem havia conseguido acessar o local e se conectar ilegalmente à rede elétrica do edifício.
No interior do espaço, os policiais encontraram uma estrutura completa montada pelo suspeito, incluindo cama, televisores, carregadores, um controle de um PlayStation, um ventilador elétrico e uma cadeira de camping desgastada. As autoridades afirmaram que o homem "tomou medidas significativas para melhorar as condições" e estava "obviamente vivendo dentro" do local.
Um morador do condomínio admitiu ter ouvido ruídos estranhos vindos do local anteriormente, mas nunca investigou a origem. Ainda, conforme as autoridades, é provável que o homem tenha vivido no local por um longo tempo.
Durante a inspeção, os agentes também encontraram um "cachimbo com resíduo branco", que testou positivo para metanfetamina. O homem foi acusado de posse ilegal de drogas, além de invasão de propriedade em primeiro grau. Ele está detido na Cadeia do Condado de Clackamas sob fiança de $75.000 (aproximadamente R$ 404 mil).
A situação, que foi publicada no Facebook do Escritório do Xerife do Condado de Clackamas, gerou diversos Comentários nas redes sociais. “Tirando a metanfetamina, isso é na verdade uma maneira bastante inteligente de sair das ruas", comentou um usuário. “Eu nem estou bravo, estou impressionado”, comentou outro. “Ele parece muito engenhoso para mim. Não estou dizendo que esteja certo, mas é bem inteligente”, disse um terceiro.