Conflito

Após ataque ao Líbano, aumenta tensão de que Hezbollah entre na guerra

Exército de Israel e membros do Hezbollah já estão trocando tiros no muro da fronteira, segundo a imprensa israelense

Por Agência
Publicado em 13 de outubro de 2023 | 14:30
 
 
 

O Exército de Israel bombardeou nessa sexta-feira (13) várias cidades na fronteira com o Líbano, aumentando temores que o Hezbollah entre na guerra. O conflito entre Israel e o Hamas chegou nesta sexta ao 7º dia, com quase 3 mil mortos. Bombardeios teriam acontecido após "grupos palestinos armados" tentarem se infilitrar em Israel na cidade fronteiriça Alma Al-Shaab, segundo fontes libanesas ouvidas pela agência Reuters.

Ataque atingiu um posto de observação do Exército libanês na fronteira. Vídeos mostram repórteres próximos a uma dessas explosões, e é possível ouvir uma mulher gritando que "não consegue sentir as pernas".  Exército de Israel e membros do Hezbollah estão trocando tiros no muro da fronteira, segundo o jornal The Jerusalem Post. Moradores de regiões próximas foram orientados a se abrigarem até que seja seguro sair. 

Alta autoridade do Hezbollah, Naim Qassem disse que grupo estava pronto para entrar na guerra, mas que faria isso "quando chegasse a hora". Países árabes e a ONU pediram ao grupo que não interferisse na guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. 

Hezbollah assumiu responsabilidade por mísseis disparados contra Israel ontem. A organização conta com o apoio do Irã e mantém relações estreitas com o Hamas.

GUERRA CHEGA AO 7º DIA COM AO MENOS 2800 MORTOS

Balanços oficiais de Israel dizem que 1.300 foram mortos em ataques do Hamas. O Ministério da Palestina fala em mais de 1.500 vítimas em Gaza por causa da retaliação israelense.

Israel manda palestinos deixarem o norte da Faixa de Gaza. O Exército intensificou bombardeios à região, e disse ter atingido 750 alvos militares durante essa madrugada. Mais de um milhão de pessoas moram na região. A ONU divulgou uma nota, temendo que a ordem leve a uma "situação catastrófica". (Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!