De BH para o mundo

Bar belorizontino famoso por drinques criativos inaugura unidade em Portugal

Empresário, que abandonou a engenharia para viver o sonho de trabalhar com gastronomia, quer levar raízes mineiras para o mundo

Por Nubya Oliveira
Publicado em 26 de abril de 2023 | 14:12
 
 
 
normal

‘Malandro é o pato’, ‘Vou de bike’, ‘O dado que lute’ e ’ Moscow muuuu’. Não se engane com esses termos. É que eles são nomes de drinques mineiros que, a partir de maio, estarão disponíveis para os portugueses. As bebidas fazem parte do cardápio do Amadís, bar com duas unidades em Belo Horizonte (na Pampulha e no Anchieta), que acaba de chegar em Portugal.  

O mineiro Renato Godinho é o proprietário do bar. Ele abandonou a engenharia para viver o sonho de trabalhar com gastronomia, em 2018. De acordo com o empresário, o objetivo do Amadís era provocar experiências surpreendentes e inovadoras na vida das pessoas. A essa conclusão, Godinho chegou depois de ter percebido que “os bares da capital mineira eram muito parecidos”. 

Partindo dessa ideia, Renato abusou da criatividade ao substituir os copos e taças tradicionais de drinques por banheiras, cubos mágicos, lâmpadas e até botas. O famoso ‘Malandro é o pato’, marca já registrada do bar, é descrito no cardápio como refrescante e cítrico, e conta com ingredientes como: gin, limão siciliano, xarope de tangerina, soda e espuma de limão siciliano. As bebidas podem ser encontradas a partir de R$ 27. 

“Cada drinque, cada petisco é pensado com intuito de eternizar momentos. Importa o que a gente está levando ali pra mesa, e o que isso vai gerar de sentimento na pessoa que está ali para viver um momento com uma pessoa especial. Então, o diferencial é só um pretexto mesmo para encantar as pessoas,” destaca Godinho. 

De BH para o mundo

Depois do sucesso na capital brasileira dos bares, o Amadis se prepara para inaugurar uma casa em território europeu. Ericeira, uma cidade a cerca de 35 quilómetros de Lisboa, capital portuguesa, é o local escolhido para abrigar o bar de raízes mineiras. 

A oportunidade de abrir a unidade em solo luso nasceu quando Renato esteve no país, em 2019, para dar uma palestra para donos de restaurantes. Com a ajuda do amigo Max Pires, Godinho está realizando o sonho de transformar o Amadís em uma marca internacional. 

“Estamos nos últimos detalhes, já colocando insumo para dentro e começando a produção para inaugurar, no máximo, no início da próxima semana. Vamos levar essa essência de Minas para o mundo, abrindo as portas na Europa,” comemora o empresário. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!