Corte de gastos

Papa Francisco fará cardeais pagarem aluguel

Vaticano possui um extenso patrimônio imobiliário avaliado em bilhões de dólares, incluindo endereços de prestígio em Paris e Londres

Por Agências
Publicado em 01 de março de 2023 | 16:41
 
 
 

O papa Francisco decidiu encerrar as vantagens imobiliárias das quais até agora desfrutavam cardeais em exercício no Vaticano, em particular sua isenção de aluguel, informou nesta quarta-feira (1ª) o site oficial do Vaticano.

Os cardeais e altos funcionários da Santa Sé são chamados a fazer um "sacrifício" diante das limitações econômicas, pagando os preços de mercado por seus apartamentos, de acordo com o Vatican News.

Os cardeais que moravam no Vaticano eram, até agora, isentos de pagar aluguel. São, em particular, os chefes, segundos e terceiros níveis dos responsáveis pelos dicastérios, órgãos equivalentes a ministérios.

Essa decisão foi tomada "para fazer frente aos crescentes compromissos" da Igreja, em um “contexto econômico, como o de hoje, de especial gravidade", segundo o texto, que insiste na necessidade "de que todos façam um sacrifício extraordinário para atribuir mais recursos à missão da Santa Sé".

Essa medida não se aplicará a contratos em andamento, que serão concluídos sem serem afetados pela decisão papal.

No entanto, de acordo com o Vatican News, os contratos "só podem ser estendidos ou renovados respeitando" as novas normas e "qualquer exceção ao novo regulamento deverá ser autorizada diretamente pelo papa".

A decisão não foi objeto de um comunicado oficial e responsáveis do Vaticano contactados pela AFP não estavam disponíveis imediatamente para detalhar as modalidades.

O Vaticano possui um extenso patrimônio imobiliário avaliado em bilhões de dólares, incluindo endereços de prestígio em Paris, Londres e Genebra, além de numerosos apartamentos em Roma.

Desde sua eleição, em 2013, o papa argentino tenta colocar ordem nas finanças da Santa Sé, tentando fortalecer a transparência no Vaticano.

AFP
                
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!