Espanha

Presidente catalão quer explicações de Madri por espionagem de independentistas

Pere Aragonès pediu um pronunciamento de Pedro Sanchéz nos próximos dias

Por Agências
Publicado em 21 de abril de 2022 | 16:42
 
 
 
normal

O presidente do governo catalão, Pere Aragonès, cujo partido depende da estabilidade parlamentar do governo central de Pedro Sánchez, exigiu nesta quinta-feira (21) respostas "em uma semana" à suposta espionagem massiva de dirigentes independentistas.

"Devido à gravidade" dos acontecimentos, "deve ser nos próximos dias, na próxima semana, quando houver um pronunciamento claro" do governo do socialista Pedro Sánchez "que não foi dado até o momento", disse Aragonés em entrevista à AFP.

Aragonés pede uma "investigação interna, apoio às comissões parlamentares que devem investigar este assunto e determinar quem assume as responsabilidades" por esta suposta espionagem de que acusa o Centro Nacional de Inteligência (CNI), a principal agência de inteligência espanhola.

O líder catalão e o partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) acreditam que o governo tem o poder de descobrir o que precisa "em muito pouco tempo", e rejeitou que se esconda atrás do sigilo exigido por uma lei que envolve os serviços de Inteligência.

O caso eclodiu na segunda-feira, quando o Citizen Lab, projeto de cibersegurança da Universidade de Toronto, no Canadá, publicou um relatório identificando 65 pessoas da órbita pró-independência catalã atacadas ou infectadas, entre 2017 e 2020, com o software de espionagem israelense Pegasus. Os últimos quatro presidentes regionais catalães estão nessa lista.

Este programa do NSO Group permite que você leia mensagens e ative remotamente a câmera e o microfone do telefone. A empresa israelense alega que só vende para Estados, e após autorização do parlamento israelense.

A porta-voz do executivo de Sánchez, Isabel Rodríguez, insistiu na quinta-feira que "o governo não tem nada a esconder nesta matéria, [a Espanha] é um país de direito".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!