Temor

Rússia: Crescem especulações de um confisco de dinheiro

De acordo com alguns sites, medida seria tomada em contas de bancos oficiais e caso o titular não estiver em dia com as declarações de renda

Por O TEMPO
Publicado em 06 de março de 2022 | 13:43
 
 
 
normal

Ganham corpo, no mundo, especulações de um eventual confisco de dinheiro empreendido pelo governo de Vladimir Putin na Rússia. De acordo com alguns sites, medida seria tomada no caso dos bancos oficiais e se o titular não estiver em dia com as declarações de renda. 

Desde quando o conflito era apenas iminente, a Rússia já vinha tomando algumas medidas que afetam o mercado financeiro, mexendo, em particular, no sistema bancário. No final de fevereiro, por meio de um decreto publicado no site do Kremlin, os residentes na Rússia ficaram proibidos de transferir dinheiro para o exterior. Além dessa primeira medida, os exportadores russos ficaram obrigados a converter em rublos 80% de sua receita em moeda estrangeira obtida desde 1º de janeiro.

Diante da escalada bélica dos últimos dias, as retaliações à Rússia passaram a vir não apenas por parte de países e organizações internacionais, mas também do setor privado. Grandes multinacionais ocidentais de diversos setores fecharam operações locais, suspenderam negociações com companhias russas e anunciaram a retirada de investimentos diretos no país.
Empresas como Shell e BP abandonaram negócios bilionários na Rússia, enquanto a Volvo, Apple e gigantes dos transportes, como MSC e Maersk, suspenderam remessas.

No último dia 1º, o governo de Vladimir Putin baixou um decreto proibindo os estrangeiros de vender ativos russos, com a intenção de ganhar tempo e dificultar a saída dos investidores. E ainda dá argumentos às empresas, particularmente às de capital aberto, para justificar a permanência na Rússia.
A debandada das companhias adiciona ainda mais pressão ao caldeirão econômico russo que, diante de sanções sem precedentes, viu o rublo cair para mínimos recordes, obrigando o banco central do país a dobrar sua taxa de juros. Neste cenário de incertezas, teme-se que um eventual confisco de valores de contas para geração de recursos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!