reabertura de fronteiras

Venezuela e Colômbia retomarão voos em setembro após 5 anos de interrupção

Presidentes de ambos os países anunciaram a decisão enquadrada no restabelecimento das relações bilaterais suspensas desde 2019

Por Agência
Publicado em 09 de setembro de 2022 | 12:39
 
 
 
normal

Venezuela e Colômbia reabrirão suas fronteiras terrestres e retomarão voos comerciais, suspensos há cinco anos, anunciaram nesta sexta-feira (9) os presidentes de ambos os países, Nicolás Maduro e Gustavo Petro, uma decisão enquadrada no restabelecimento das relações bilaterais suspensas desde 2019. 

Em 26 de setembro "abriremos conjuntamente as fronteiras entre Venezuela e Colômbia. Além disso, retomaremos os voos entre Caracas-Bogotá e Valência-Bogotá", disse Maduro no Twitter. 

"Confirmamos o compromisso do governo de restabelecer as relações de irmandade", tuitou Petro.

Em agosto, Venezuela e Colômbia retomaram formalmente suas relações, após três anos de ruptura diplomática. Os dois países romperam relações em 2019, ápice de um vínculo marcado por tensões em duas décadas de confrontos entre o chavismo e o período de direita iniciado por Álvaro Uribe, que terminou com a chegada de Petro ao poder. Um restabelecimento anterior dos laços era impossível, uma vez que o presidente colombiano Iván Duque não reconhecia Maduro como seu par, e sim o líder opositor Juan Guaidó, por considerar que a reeleição do primeiro foi fraudulenta.

Espera-se que a normalização das relações impulsione o comércio, que estava perto de 7,2 bilhões de dólares em 2008, mas entrou em colapso com o fechamento parcial da fronteira em 2015 e total em 2019. A Câmara Colombiano-Venezuelana trabalha com projeções comerciais de 800 milhões a 1,2 bilhão de dólares em 2022, depois que, no ano passado, a cifra foi de cerca de 400 milhões. (AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!