África

Vulcão entra em erupção no Congo

Moradores ficaram assustados com o céu vermelho sobre a cidade próximo ao lago Kivu

Por AFP
Publicado em 22 de maio de 2021 | 16:44
 
 
 
normal

Goma, República Democrática do Congo. O vulcão Nyiragongo, próximo à cidade de Goma, na República Democrática do Congo (RDC), entrou em erupção neste sábado, anunciaram atoridades locais. O governador da província de Norte-Kivu, general Constant Ndima, confirmou a erupção, iniciada às 19h locais. "A população deve seguir as orientações da Defesa Civil", declarou o general, em mensagem de áudio enviada à AFP.

 

 

O governo ordenou na noite deste sábado a evacuação da cidade de Goma, , após a erupção do vulcão Nyiragongo, informou uma fonte oficial. "Foi ativado o plano de evacuação da cidade", anunciou no Twitter o ministro das Comunicações, Patrick Muyaya. "O governo estuda as medidas urgentes que deve tomar a partir de agora."

Segundo um documento interno da missão da ONU no país (Monusco), ao qual a AFP teve acesso, um helicóptero militar fez um voo de reconhecimento pela região e confirmou a erupção e a lava se dirige a Ruanda.

Antes do aviso oficial, um jornalista da AFP constatou desde Goma fortes labaredas vermelhas expelidas pelo vulcão, às margens do Lago Kivu. Moradores da cidade, alguns bastante assustados, corriam para casa ou olhavam com preocupação na direção da cratera, que domina Goma.

"O céu ficou vermelho. Ao longe, observam-se chamas gigantes. Mas não treme. As sirenes não foram acionadas", contou à AFP por telefone a moradora Carine Mbala. O fornecimento de energia foi interrompido na cidade.r vistas em Goma, e um cheiro de enxofre tomou conta da cidade, situada no lado sul do vulcão, às margens do Lago Kivu. Não era observada lava, nem foram sentidos tremores.

Atualizado às 19h50

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!