Shopping Cidade aposta em promoção ‘compre e ganhe’
Para comemorar o Dia dos Namorados, o Shopping Cidade lança a campanha “No Shopping Cidade o amor é um clássico”, inspirada no romantismo do cinema. O mall traz uma promoção “compre e ganhe”, além de um sorteio para os consumidores. Funciona da seguinte maneira: os clientes que realizarem compras acima de R$ 280 entre os dias 31 de maio e 12 de junho ganham uma Luminária Lightbox, que permite escrever o nome da pessoa amada, uma mensagem romântica ou, ainda, recados divertidos. Além disso, o shopping vai sortear dez cartões Cine Premium entre aqueles que retirarem sua luminária durante a campanha. Esse cartão garante às pessoas um ano de entrada gratuita para as salas de cinema do Complexo Cineart do Shopping Cidade, com direito a um acompanhante. “O Dia dos Namorados é uma data muito importante, simboliza o amor, o afeto e a vontade de expressar carinho. Acho que nossa campanha traz um pouco disso, de forma lúdica e divertida”, comenta Carolina Vaz, gerente do centro de compras.
ItaúPower cria campanha com foco nas preferências dos casais
Em Contagem, o ItaúPower Shopping também adota uma campanha “compre e ganhe” para a data. Os clientes que consumirem a partir de R$ 150 em compras ganharão uma nécessaire e um cupom para concorrer a três viagens no valor de R$ 10 mil cada. Entre 4 e 12 de junho, quem estiver no shopping também vai poder conhecer a Praça dos Amores, que terá entrada gratuita e estará localizada na Praça de Alimentação. No espaço, réplicas de alguns dos cartões postais mais românticos do mundo criarão o ambiente perfeito para os casais registrarem todo o seu afeto e postarem nas redes sociais marcando o ItaúPower Shopping e usando #PowerNamorados. O conceito da campanha, idealizada pela Fazcom! Comunicação, surgiu a partir de um estudo feito com diversos casais para entender suas preferências para a data.
Interação no Partage, em Betim
O Partage Shopping, em Betim, também faz uma aposta inusitada, com foco na interatividade. De 3 a 12 de junho, o empreendimento promoverá o concurso cultural “Love is in the air” e premiará três duplas com um voo panorâmico de helicóptero pelas serras da região. Para participar, é preciso formar uma dupla, fazer uma foto ou vídeo num espaço interativo dentro do mall, postar em modo público no Instagram ou Facebook com uma legenda criativa ligada à temática do concurso e a hashtag #loveisintheairpartage. Após 12 de junho, o cenário permanecerá no mall à disposição de quem desejar fazer fotos divertidas.
Unimed: Top of Mind por 24 anos
Pelo 24° ano consecutivo, a Unimed foi destaque no Prêmio Top Of Mind – Marcas de Sucesso, promovido na terça-feira (28) pela revista Mercado Comum. Além de conquistar o primeiro lugar na categoria Excelência no segmento plano de saúde, a cooperativa conquistou o maior prêmio da noite: o primeiro lugar na Categoria Geral, no Top do Top – Melhores de Minas, como a marca mais lembrada no Estado, contemplando todos os segmentos.
Luiz Otávio Fernandes de Andrade (foto ao lado), presidente executivo da Unimed Federação Minas, instituição que representa política e institucionalmente o Sistema Unimed mineiro, comemorou. “A indicação por 24 anos consecutivos para o Top of Mind é um reconhecimento ao trabalho do Sistema Unimed mineiro. As Unimeds de Minas Gerais têm um compromisso com a qualidade da assistência. Esse é o nosso jeito de cuidar”, disse.
Comece a mudar ontem
Nunca gostei do termo agência de publicidade. Simplifica o que profissionais extremamente qualificados podem fazer pelo cliente. É o reforço de uma proposta de valor antiga e limitante.
Não dá mais pra pensar a Comunicação como o simples ato de divulgar. Não é mais possível trabalhar a imagem de qualquer empresa sem estar atento e contribuir com as melhores práticas de gestão, governança, compliance. Mergulhar em dados também faz toda diferença – com os olhos no cliente, nos seus clientes e no mercado. É isso que acredito ser o papel de uma boa “agência”, hoje. Não é mais criar peças ou fazer um belo plano de mídia, é buscar soluções para problemas cada vez mais complexos.
Seria isso uma inovação ou volta ao passado? Em Mad Men, série que mostra os bastidores da publicidade norte-americana, na década de 1960, as agências entravam de cabeça no negócio dos clientes, discutiam o rumo dos seus produtos, suas estratégias. Hoje, percebo nosso mercado com o mesmo discurso, mas com atuação ainda limitada. É como se, no fundo, ainda insistíssemos em acreditar que o que fazíamos poucos anos atrás ainda funciona. Mas, não.
Em paralelo, temos uma massa de profissionais experientes, poderosos, que estão sendo colocados à prova, pois precisam mudar o mindset, mas não sabem por onde começar. É difícil recomeçar quando já se viveu muito. Mais difícil, ainda, é descobrir que o que se sabe já não é mais tão útil assim. O desafio é desaprender e reaprender.
A publicidade que aprendemos na faculdade acabou, mas nossos sonhos, não. Cada um tem que se adaptar aos novos tempos e buscar novos caminhos. No meu caso, venho seguindo o caminho da consultoria comercial. Nosso foco é ajudar e posicionar marcas que precisam vender mais, ampliar seus canais de venda, modelos comerciais e abrir novos mercados. Sofremos muito para tomar essa decisão, há 6 anos, mas seguimos firmes. Nossos números mostram que está dando certo, apesar de muito a caminhar. O desafio é permanente.
Este texto é uma provocação. A mim e ao mercado de comunicação. É preciso parar pra pensar. E agir. É pra ontem. É pra já. É pra todo mundo.
Luigi Zampetti
Diretor de novos projetos da LZ Marketing e Negócios