Artigos

Profissional da administração: Os desafios na atualidade

Avanços tecnológicos, mudanças culturais e comportamentais

Por Francielle Rodrigues Souza
Publicado em 19 de setembro de 2022 | 12:49
 
 
 
normal

A história da administração iniciou num tempo muito remoto com o objetivo de resolver problemas práticos. Ao longo dos anos, várias dificuldades surgiram no ambiente organizacional, muitas soluções também foram criadas a partir de teorias desenvolvidas e modelos aplicados. Obviamente, de lá para cá, o profissional administrador também necessitou reformular sua postura frente à profissão.

George Bernard Shaw, dramaturgo e romancista irlandês vencedor do Nobel de literatura em 1925, disse que: “É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada”. Logo, a evolução da profissão se faz em função da capacidade em ver e fazer diferente com o passar do tempo.

O perfil do profissional tem sido ajustado em função das necessidades de mudança ocasionadas por fatores tais como globalização, tecnologia e inovação. Esta última se fortaleceu a partir da revolução causada pela transformação digital. O administrador de hoje, que está se projetando para o futuro, deve ser capaz de lidar com um mercado cada vez mais dinâmico e menos dependente de bases fixas, e ser detentor de conhecimento técnico com competência em transformar dados em informação e em conhecimento para tomada de decisão, ou seja, um dos diferenciais da profissão passa pela capacidade analítica.

Administrador ganha em relacionamento interpessoal e alcance de objetivos

De modo geral, os avanços tecnológicos deixaram o conhecimento mais acessível, porém, o dinamismo na acessibilidade tornou qualquer profissional mais responsável por analisar e avaliar de forma crítica seu posicionamento diante do mercado. A capacidade de comunicação tende a agregar valor ao administrador, pois permitirá melhor relacionamento interpessoal e alcance dos objetivos de forma mais precisa.

Vale ressaltar que, no decorrer da transformação da administração e no aprimoramento das técnicas para aplicação de conceitos que levem as organizações à sustentabilidade de seus negócios, algumas competências se mantiveram necessárias para uma construção sólida das experiências profissionais do administrador. O controle emocional e a disposição em lidar com pessoas sempre foram e continuam sendo mola propulsora para efetivação de uma carreira promissora.

Do ponto de vista das organizações, os padrões estão modificando, pois a tecnologia validou a sistematização das operações, ficando a necessidade de processamento, gerenciamento e análise de dados. Os negócios também vivenciam mudanças na perspectiva cultural e comportamental ao refletir sobre inclusão e diversidade. Diante de tantas temáticas centrais, a empresa necessita manter boas lideranças para ajustar da melhor forma possível todas essas transformações.

Desafio de mapear limitações de desenvolver competências na administração

Eis que surge o grande desafio em manter líderes que consigam articular, com maestria, a perspectiva técnica que envolve a inteligência artificial e os mecanismos de interação com dados, assim como uma visão humana em interagir bem com as individualidades a partir de bons exemplos, boa postura e acolhimento. Aqui se tem uma provocação para todos que são ou serão gestores.

Qualquer indivíduo conta com as habilidades inerentes ao seu perfil, porém, ao longo de sua jornada de vida e das suas escolhas de carreira, é importante que esse profissional faça um mapeamento de suas limitações e desenvolva competências que permitirão exteriorizar um modelo mais completo de características pessoais, seja na parte técnica ou na parte comportamental, que garantirão execução da liderança de forma bem mais preparada as necessidades de mercado.

Portanto, no mês em que se comemora mais um ano da profissão de administrador, considerando as constantes mudanças mercadológicas, o desenvolvimento de novos negócios, as novas formas de execução das práticas organizacionais, além da transformação de pessoas, reflete-se sobre a importância na escolha da carreira visando ser um especialista que se referencie para as adversidades de forma empoderada e determinada, consciente que seus pensamentos, falas e atitudes serão fundamentais para os rumos pelo qual estabelecerá o sucesso de sua jornada profissional.

(*)Francielle Rodrigues Souza é docente dos cursos de administração e ciências contábeis da Faculdade Senac de Contagem

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!