ECONOMIA

Cartão de crédito aliado ou vilão?

O cartão de crédito pode ser muito útil em diversas situações e há quem não consiga mais “viver sem um desses na carteira.


Publicado em 28 de fevereiro de 2023 | 16:00
 
 
 
normal

Muito se fala sobre as facilidades que o cartão de crédito traz para a vida, mas também é muito comum ouvirmos por aí sobre os perigos do cartão e seus juros altíssimos. Afinal, ter um cartão de crédito é bom ou ruim? 
 

A gente acredita que educação financeira é levar informações de qualidade para tornar as pessoas mais livres e seguras para tomar decisões relacionadas a dinheiro. Por isso, hoje vamos te mostrar os pontos positivos do cartão de crédito e também os negativos. Assim, você consegue tirar suas próprias conclusões e tomar uma decisão mais consciente para a sua vida. 


Quais os pontos positivos do cartão de crédito? 


O cartão de crédito pode ser muito útil em diversas situações e há quem não consiga mais “viver” sem um desses na carteira. De fato, ele pode ser muito benéfico para a vida financeira, principalmente se você tiver um bom controle de gastos. 


Veja quando o cartão de crédito é seu aliado: 
 

  1. Você leva para qualquer lugar e é mais seguro que dinheiro 

Uma das principais vantagens do cartão de crédito é ser extremamente portátil. Ao levar o cartão, você não precisa mais sair de casa com grandes quantias em dinheiro e nem mesmo com cheque, o que é ótimo para facilitar o transporte, ocupar menos espaço e ainda é um meio mais seguro de carregar dinheiro. 


Além disso, agora você já pode cadastrar o seu cartão no celular (em serviços como o Google Pay e Apple Pay), o que o torna ainda mais fácil de levar. Você nem precisa mais de uma carteira! 


Em caso de roubo, você pode facilmente bloquear o cartão e evitar que a pessoa faça compras em seu nome. 
 

  1. Pode parcelar suas compras 


O cartão também é muito útil para quem precisa fazer compras com valor mais alto, mas não tem todo o dinheiro para pagar à vista. 


O cartão de crédito funciona como um empréstimo que o banco ou instituição credora te oferece, permitindo que você pague a compra em prestações. Mesmo se fizer a compra à vista, só precisará pagar pelo produto ou serviço no mês seguinte, na próxima fatura, o que faz com que você ganhe uns dias. 


Spoiler: o parcelamento é uma vantagem, mas também entrará na nossa lista de riscos e pontos negativos do cartão de crédito! 
 

  1. Pode fazer compras no exterior 


Existem também os cartões internacionais, que permitem que você faça compras durante as suas viagens. Para isso, basta você solicitar a liberação para uso do cartão no país de destino. 


Um ponto importante aqui é que para cada compra no cartão você deverá pagar o IOF, que é um imposto sobre operações financeiras, e também deve ficar de olho no câmbio, já que pagará a cotação da moeda local do dia de pagamento da fatura. 


Se o câmbio do país varia muito, é possível que você compre o produto com um preço, mas no dia de pagar a fatura esse valor em reais já seja muito mais alto. 
 

  1. Acumula milhas e pontos 


Outro benefício do cartão de crédito é que alguns deles oferecem programa de acumulação de pontos, que podem ser trocados por produtos ou milhas para compra de passagens aéreas e hospedagem. Quanto mais você gasta, mais pontos ganha. 


Em que momento o cartão é ruim? Veja os pontos negativos 


Embora tenha diversos pontos positivos, como você pôde ver, o cartão de crédito também pode ser um vilão para a sua vida. Sabia que ele é a principal causa de endividamento entre os brasileiros? 


Ter crédito imediato pode ser um prato cheio para perder o controle das contas e comprar por impulso. Se você compra de forma parcelada, ainda pode ser cobrado pelos juros sobre a prestação, tornando sua compra mais cara do que o valor inicial. 


Além disso, existe o famoso “rotativo”, que é uma forma de juros bastante cara. De acordo com o Banco Central, em dezembro de 2022 o rotativo estava em 409,3% ao ano! 


vamos explicar o que significa e como funciona. 
 

  1. Se você não pagar a fatura em dia 


O cartão de crédito não te cobra juros se você fizer o pagamento da fatura até a data de vencimento. Porém, se você atrasar o pagamento, passa a pagar os juros rotativos, que são como um empréstimo dado por 30 dias e, a cada dia de atraso, o valor fica mais alto. 
 

  1. Ou se parcelar a fatura 


Parcelar a fatura também é uma forma de postergar a dívida e, com isso, os juros altos também serão cobrados. O ideal para se proteger é que você sempre pague a fatura integral e no prazo. 
 

  1. Se você estourar o limite 


O cartão de crédito também conta com um limite pré-aprovado, que você pode gastar. Se você ultrapassar esse valor aprovado, pode ter a compra cancelada e ser impedido de usar o cartão, até que você pague a fatura. 


Quem tem cartão de crédito precisa ter um ótimo controle das suas contas, saber quanto gastou durante o mês e quanto já usou do limite do cartão. 
 

  1. Alguns cartões têm anuidade 


Antes de contratar o cartão de crédito é preciso saber quais são as taxas cobradas pela instituição financeira. Taxas de anuidade e outras podem te pegar de surpresa, já que são cobradas automaticamente, por isso, sempre leia antes o contrato. 


pensou em ter um cartão pré-pago? 


Se você é uma pessoa que tem baixa organização financeira e costuma se enrolar em dívidas por causa do cartão de crédito, uma dica é ter um cartão pré-pago. 


Basicamente, ele funciona apenas com o valor de créditos que você recarregar. Suponha que você colocou R$ 300 de crédito no cartão. Você terá apenas esse valor para utilizar nas suas compras. Quando você gastar esse limite, precisará fazer uma nova recarga. Isso te ajuda a ter mais controle de quanto vai gastar no mês e ter certeza de que só está gastando um valor que cabe no orçamento. 


Quer saber mais? Então, veja quais as diferenças entre cartão de débito, crédito e pré-pago. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!