Entenda

Impostos: Quais os principais que pagamos no dia a dia?

Você sabe quais impostos existentes e quais os tipos de tributos que pagamos? Chegou a hora de saber tudo sobre o assunto

Por EmCash
Publicado em 08 de novembro de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Os brasileiros estão tão acostumados a pagarem impostos que, muitas vezes, nem sabem o que de fato estão pagando. Ao todo, são mais de 90 tributos cobrados regularmente e que impactam diretamente no bolso do povo. 

Dentre os impostos cobrados, existem tributos federais, estaduais ou municipais e cada um deles tem origem, base de cálculo e finalidades específicas. 

Chegou a hora de você saber mais sobre os impostos e quais os principais que pagamos no dia a dia. Siga a leitura! 

Quais os tipos de tributações existentes? 

As tributações no Brasil podem ser diretas, indiretas, cumulativas, não-cumulativas ou seletivas e é muito importante entender cada uma delas antes de conhecer os principais impostos que pagamos no dia a dia: 

  • Tributação direta: quando a taxação é feita diretamente sobre o bem. Ex: IPVA, sobre o veículo; 

  • Tributação indireta: quando a taxação é embutida no valor final do produto que é repassado para o consumidor. Essa taxação não fica descrita na Nota Fiscal, como quando você compra uma roupa e no valor final estão inseridos ICMS, COFINS e outros;

  • Tributação cumulativa: quando a tributação acontece em todas as etapas intermediárias dos processos, sendo de produção ou de comercialização;

  • Tributação não-cumulativa ou seletiva: quando o tributo que não incide sobre o mesmo tributo pago e recolhido na etapa anterior. 

Para onde vão os tributos que pagamos no dia a dia? 

O Brasil está entre os países que mais cobram impostos, com cerca de 38% da economia destinada para isso. 

A divisão de tributação fica da seguinte forma: as tributações federais arrecadam cerca de 60% do valor total, as estaduais arrecadam em torno de 28% e as municipais cerca de 5,5% do total nacional. 

Além disso, a denominação de tributos diretos, indiretos, cumulativos e não-cumulativos torna o entendimento da cobrança um pouco mais fácil, já que um tributo direto e não-cumulativo é considerado transparente, enquanto o tributo indireto e cumulativo é considerado não transparente. 

Saiba também: O que é taxa Selic e inflação? 

Quais impostos pagamos?

Agora que já entendemos os tipos de tributos e como eles são cobrados, confira abaixo os principais impostos que pagamos no dia a dia: 

Impostos federais ou da União 

Esse tipo de imposto é usado para serviços de saúde, educação, segurança e outras obrigações do Estado. 

Imposto de Renda 

O Imposto de Renda é o tributo mais conhecido feito pelo Estado. Ele incide sobre os rendimentos, ou seja, sobre o valor que a pessoa ganha. 

Além disso, esse imposto faz o acompanhamento da evolução patrimonial do indivíduo, garantindo que todos os seus ganhos são legais. 

Imposto de Importação (II) e Imposto de Exportação (IE) 

Outros impostos federais são o Imposto de Importação (II), aplicado sobre o produto estrangeiro que entra em território nacional e o Imposto de Exportação (IE), que é o imposto aplicado em cima de cada produto que sai do Brasil para território estrangeiro. 

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) 

Esse imposto incide sobre itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização e tem caráter extrafiscal. 

Esse imposto tem como função arrecadar fundos para o Tesouro Nacional. 

PIS/PASEP 

Este imposto contribui para o financiamento do seguro-desemprego, programas sociais e abono salarial. Ele é feito por meio da contribuição para o Programa Social (PIS) e para o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP) 

COFINS 

Este imposto se destina à seguridade social e é financiado por toda a sociedade, direta e indiretamente, por meio de orçamentos da União, dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e outras contribuições sociais diversas. 

Impostos Estaduais 

Os impostos estaduais têm relação direta com a administração do Governo e visa investir nos serviços públicos de sua responsabilidade, como escolas e rodovias. 

Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) 

O ICMS é aquele imposto sobre um produto ou serviço que circula entre cidades, estados ou de pessoas jurídicas para pessoas físicas. 

Dentre os tributos estaduais, o ICMS é o maior e corresponde a 70% da arrecadação. 

Uma das características do ICMS é que as alíquotas, nesse caso, são fixadas dependendo do tipo de operação, sendo elas municipal ou interestadual. 

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 

Um dos impostos mais conhecidos pelos brasileiros é o IPVA, que é o imposto que o indivíduo que possui veículos deve pagar e o valor depende de cada Estado. 

Este imposto é cobrado anualmente de quem possui carros, motos, caminhões, ônibus e até aeronaves. 

Impostos Municipais 

A arrecadação dos impostos municipais serve para auxiliar na implementação de serviços no município e na manutenção de escolas municipais e unidades de saúde, por exemplo. 

Imposto Sobre Serviço (ISS) 

O ISS incide sobre a prestação de serviços que é realizada por empresas e profissionais autônomos. Este é o principal tributo dos municípios. 

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 

O IPTU também é um tributo muito conhecido, já que ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de imóveis. 

Este imposto é calculado por base no valor venal do imóvel, no tamanho da residência e em qual localidade ela está situada. 

Por que os impostos existem? 

É comum a gente se perguntar o porquê de os impostos existirem, já que já pagamos tão caro pelos produtos e serviços. 

A verdade é que os impostos garantem que a prestação destes serviços seja feita e, mais ainda, faz com que as empresas cumpram suas obrigações perante a sociedade. 

Além disso, alguns impostos podem ser fonte de investimentos em saúde, transporte, educação, aposentadoria, segurança, etc. Isso significa que os impostos são uma forma que o governo tem de arrecadar dinheiro para aplicar no desenvolvimento da sociedade como um todo. 

Além desses impostos citados acima, ainda existem outros como IOF, CSLL, INSS, ITBI, ITCMD, entre outros. 

O INSS, por exemplo, faz parte da lista de impostos Federais pagos pelas pessoas jurídicas como um benefício previdenciário aos funcionários. O não recolhimento do INSS pode causar medidas como multa e problemas com a receita federal. 

Ficou mais claro quais impostos você paga no dia a dia e porque essa arrecadação é importante? Leia agora quais são as contas e os tributos que você precisa pagar no início do ano e já se prepare para o mês de janeiro! 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!