Blog da EmCash

Conta corrente x conta salário x conta poupança: Quais as diferenças?

Padrão de vida: o seu é adequado com a sua renda?

Por Blog da EmCash
Publicado em 21 de junho de 2022 | 10:23
 
 
 
normal

Abrir uma conta no banco facilita muito a vida financeira. Seja para receber seu salário, comissões e vendas, seja para ter um cartão, cheque, poder sacar e depositar dinheiro de forma prática. 

Mas, qual o melhor tipo de conta para abrir? Conta corrente, conta salário ou conta poupança? Quais as diferenças entre elas e qual é mais vantajosa para você? 

Para responder a essas e outras perguntas, criamos esse conteúdo sobre contas bancárias. 

O que é conta corrente? 

A conta corrente é o tipo de conta bancária mais conhecida. Nesta conta, você pode receber o seu salário, bem como qualquer outra renda que você tenha – como aluguéis, pensões e outras. 

O intuito principal dessa conta é te dar flexibilidade para movimentar o seu dinheiro: fazer transferências, Pix, pagar contas, conferir o extrato e o saldo, ter um cartão de débito e de crédito, fazer investimentos, empréstimos e um grande portfólio de serviços. 

Como abrir uma conta? 

Para abrir a conta corrente, você deve fazer a solicitação em um banco ou fintech, levando seus documentos. 

A instituição financeira vai fazer uma análise do seu perfil e de crédito para definir sobre a liberação de um cartão com limite de crédito, fazer emissão de cheques e outros serviços. 

Você pode fazer isso na própria agência ou até pela internet, se procurar os bancos digitais. 

Depois que abrir, você poderá acessar e movimentar a sua conta pelo internet banking, aplicativo, nas agências ou caixas eletrônicos. 

O que é conta salário? 

Já a conta salário é um tipo de conta que existe exclusivamente para que você receba o seu salário e outras rendas profissionais – benefícios corporativos, comissões, aposentadoria, férias, lucros e outros. 

Ela é aberta gratuitamente pelo próprio empregador (que também fica responsável por fechar a conta, caso você seja desligado da empresa), que faz o seu pagamento por lá. 

A principal diferença (e desvantagem) em relação à conta corrente é que a conta salário é mais restrita

Mesmo sendo o titular da conta, você não poderá pagar contas, ter um cartão de crédito, fazer depósitos e empréstimos. Para isso, o banco cobrará taxas, que são mais altas que nas contas-correntes. 

Sem cobrar taxas, a conta salário permite, apenas:

  • Ter um cartão de débito para saque, que pode ser na agência ou nos caixas eletrônicos 
  • Fazer até 5 saques por mês 
  • Fazer a consulta do saldo 
  • Emitir 2 extratos por mês. 

Por outro lado, tem a vantagem de não exigir aprovação de crédito, o que permite que muitas pessoas tenham uma conta e um cartão de débito para movimentar sua renda. 

O que é conta poupança? 

 Já a conta Poupança é aquela que conhecemos também como “caderneta”. Basicamente, ela é uma conta que serve apenas para você guardar dinheiro

Para isso, você precisa investir o seu dinheiro na Poupança, que é um tipo de aplicação financeira. Ou seja, quando você guarda sua renda por lá, esse dinheiro terá um rendimento mensal, que é a rentabilidade da poupança – assim como em outros investimentos. 

A principal diferença entre a conta poupança, a conta corrente e a conta salário é que ela não foi criada para movimentar dinheiro. Isso significa que você não pode receber o seu salário por ela. Para colocar dinheiro, você deve fazer uma aplicação. 

As únicas movimentações que esse tipo de conta permite são as seguintes: 

  • Fazer duas transferências mensais 
  • Dois saques mensais 
  • Retirar dois extratos por mês. 

Como funciona a conta poupança? 

Ao colocar o seu dinheiro por lá, ele terá um rendimento mensal e o investimento terá liquidez diária, ou seja, você pode sacar em qualquer dia, se precisar resgatar o valor na conta. 

Porém, para receber a rentabilidade total, é interessante aguardar a data do “aniversário” da poupança, que acontece uma vez ao mês. Se você retirar o valor antes dessa data, perderá o rendimento daquele mês. 

Em qualquer banco que você fizer a conta poupança, ela terá a mesma rentabilidade, já que a taxa é definida pelo Banco Central. Você também não poderá ser cobrado pelo banco para ter esta conta. 

Vale a pena ter uma conta poupança? 

A Poupança não é o investimento mais indicado pelos especialistas, pois, apesar de bastante segura, ela tem um rendimento muito baixo e ainda inferior à inflação. Portanto, se você colocar o seu dinheiro lá agora, é muito provável que daqui a um ano ele valha ainda menos. 

Isso é diferente de aplicar o mesmo dinheiro em outros investimentos e ter um rendimento mais alto, ou seja, ter mais dinheiro do que quando você aplicou. 

Falamos mais sobre a poupança não ser um bom investimento aqui

A única vantagem de guardar o seu dinheiro lá é que, como você pode movimentar menos a conta, o valor fica mais “seguro” do que na conta corrente. Ao deixar esse mesmo valor na conta corrente, você poderia cair na tentação de gastá-lo mais facilmente. 

Como abrir a conta poupança? 

Para abrir uma conta poupança, basta fazer o pedido no banco, levando documento de identidade, CPF e comprovante de residência. 

Algumas pessoas já contam com uma conta poupança da Caixa, pois é por lá que se recebe, na maioria dos casos, seguro-desemprego, auxílios governamentais e outras quantias. 

Qual a melhor opção para você? 

Se você deseja ter uma conta para movimentar o seu dinheiro, o mais indicado é contar com uma conta corrente, que vai te dar um leque de serviços mais amplo que a conta salário ou poupança. 

O ideal é que você encontre uma instituição financeira que seja mais barata para realizar operações financeiras (ou até gratuita, como acontece com muitos bancos digitais). 

Caso você trabalhe em uma empresa que seja conveniada a um banco para oferecer conta salário e que te pague por lá, você pode fazer a portabilidade dessa conta para uma conta corrente. 

Assim, terá mais liberdade para mexer com seu próprio dinheiro. 

Agora, se você quer ter uma conta apenas para guardar dinheiro e deixá-lo rendendo, a dica é encontrar uma corretora de investimentos ou fintech de investimentos, que permite fazer investimentos mais vantajosos que a poupança, com melhores rendimentos. 

Não sabe como investir? Então, esqueça a poupança e siga estas dicas de como começar a investir

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!