Seu dinheiro

Investir ou poupar: Qual a melhor opção?

Entender o significado dessas duas palavras pode fazer uma grande diferença na sua renda

Por EmCash
Publicado em 21 de março de 2023 | 03:00
 
 
 
normal

Se sobrou um dinheirinho no fim do mês ou se você quer começar a ter um planejamento financeiro para fazer o seu dinheiro trabalhar para você, provavelmente veio em mente a pergunta: o que é melhor, investir ou poupar? 

Entender o significado dessas duas palavras pode fazer uma grande diferença na sua renda mensal e é sobre isso que vamos falar hoje. 

Afinal, aplicar bem o seu dinheiro pode ser muito útil para conseguir sair das dívidas, para conquistar um sonho, fazer uma viagem, abrir um negócio e alcançar muitas outras metas. 

O que significa poupar dinheiro? 

Poupar dinheiro é o mesmo que economizar. Basicamente, você consegue cortar gastos ao longo do mês para que seu salário sobre. 

Você pode querer poupar para fazer uma compra maior que já quer há muito tempo; para pagar uma dívida; para criar sua reserva de emergência; dentre muitos outros destinos para o dinheiro. 

Para isso, é preciso ter um bom controle do seu orçamento do mês. Isso significa saber exatamente quanto você ganha, gasta e identificar onde você consegue fazer cortes para evitar gastos supérfluos. E claro, ter a força de vontade para não comprar por impulso e manter as suas despesas dentro do seu padrão de vida

Como poupar dinheiro? 

A melhor maneira de poupar é criar o seu planejamento financeiro pessoal. Você pode fazer uma planilha no computador, ter um caderno ou até um aplicativo específico para isso. 

A ideia é a seguinte: encarar as suas contas de frente, para saber para onde vai o seu dinheiro e definir quais gastos você pode cortar. 

  1. Pegue seus últimos 3 extratos do banco e anote, mês a mês, todas as suas rendas (salários, comissões, aluguéis, vendas e outros) 
  2. Agora anote todas as suas despesas 
  3. Você agora deve colocar essas despesas em categorias, como moradia, alimentação, gastos com saúde, transporte, filhos, assinaturas de streaming, lazer, beleza, presentes etc. 
  4. A partir dessas categorias, você começará a entender quanto você gasta com cada uma dessas coisas ao longo do mês. Se está gastando muito com streaming e presentes, por exemplo, aí pode ser um bom começo para poupar. 
  5. Foque o corte de gastos naquelas despesas que não são essenciais para você viver e que não são tão relevantes assim para conquistar suas reais metas financeiras. 

Agora que você já aprendeu a economizar, podemos falar sobre o próximo passo e as diferenças de investir ou poupar. 

Investir ou poupar, qual o melhor? 

Quando falamos em investir, podemos dizer que esse seria o “passo além” de poupar dinheiro. Em vez de apenas guardar uma quantia e deixá-la parada na conta para qualquer eventualidade, investir significa aplicar o dinheiro que você poupou de forma que ele renda

Ao investir em títulos de renda fixa (como o Tesouro, CDBs e outros) ou variável (como ações da bolsa), o seu dinheiro pode trabalhar para você e aumentar, conforme o passar do tempo. Para isso, é claro, é preciso ter o mínimo de conhecimento, para evitar investir em ativos que farão com que você acabe perdendo o valor que aplicou. 

Atenção! Investir na poupança não é a melhor maneira de investir. Clique e entenda o porquê. 

Como investir com segurança? 

Para quem está começando no mundo dos investimentos, a melhor maneira de aplicar e garantir que a renda cresça – mesmo que um pouquinho por mês – é encontrar ativos com baixo risco

Títulos do Tesouro Nacional e CDBs costumam ser boas opções, pois são bastante seguros e tem um rendimento fixo, sem depender da volatilidade do mercado (como acontece com os títulos de renda variável). 

Você pode começar investindo o dinheiro que você poupou e sobrou no fim do mês ou, ainda (é mais recomendado), pode criar uma meta para investir todo mês. Isso te ajuda a ter mais controle e mais frequência. 

Pegue aquele planejamento financeiro que você já fez e tente fazer uma distribuição da sua renda da seguinte forma: 

  • 50% da sua renda deve cobrir os gastos essenciais, como moradia, alimentação, saúde etc. Tudo aquilo que é fundamental para a sua sobrevivência e para ter uma qualidade de vida. 
  • 30% são destinados aos gastos não essenciais, mas que são importantes para você, como cursos, exercícios físicos, consultas com psicólogo, lazer etc. 
  • 20% serão agora destinados aos seus compromissos financeiros: para investimentos, pagamento de cartão de crédito, dívidas e outros. 

Esses valores, é claro, são parâmetros médios e você pode adaptar de acordo com sua realidade. O mais importante é conseguir fazer essa redistribuição de gastos que você tinha e que eram não essenciais, para a porcentagem que você criou para investir. 

Entenda melhor quanto da sua renda investir por mês

Diversifique os investimentos 

Outra maneira de garantir a segurança nos investimentos é diversificá-los. Isso significa aplicar o dinheiro em diferentes títulos, para pulverizar os riscos e aumentar as chances de bons rendimentos. 

Aqui não estamos sugerindo que você aplique um pouquinho de dinheiro em vários ativos diferentes, pois isso pode até reduzir a rentabilidade. Mas simplesmente não apostar em apenas um investimento, principalmente se ele tiver um risco maior ou uma rentabilidade muito baixa. 

Por que investir? 

A princípio, pode parecer bobagem deixar o seu dinheiro rendendo, sendo que você poderia gastá-lo ao longo do mês. Porém, o principal erro financeiro que cometemos é não pensar a médio e longo prazo. 

Os investimentos serão muito importantes para: 

  • Que você consiga criar uma reserva financeira: ela serve como um fundo que você pode recorrer caso tenha uma emergência. O ideal é juntar uma quantia equivalente a 6 meses dos seus gastos essenciais. Assim, se você precisar, terá as contas pagas de forma garantida. 
  • O futuro: garantir a sua aposentadoria e os gastos médicos que serão maiores na terceira idade. 
  • Alcançar objetivos que custam mais caro, como pagar a faculdade dos filhos, comprar um carro, fazer uma viagem, uma faculdade ou pós-graduação, começar um negócio e outros. 

Quer começar a investir? Encontre uma boa plataforma digital de investimentos e entenda as suas opções! No app da EmCash, você tem boas oportunidades de investimentos seguros e pode diversificar bastante, além de acompanhar tudo pelo celular. 

Veja agora como investir pela EmCash 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!