Editorial

Atenção à hepatite infantil

Casos em Minas Gerais chamam a atenção para prevenção e importância de se procurar o médico

Por Editorial O TEMPO
Publicado em 12 de maio de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

A investigação de casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Juiz de Fora e Belo Horizonte é motivo de atenção para pais e autoridades sanitárias. A doença viral, que vem sendo chamada de “hepatite misteriosa”, tem mais de 300 casos em análise em mais de 20 países – em geral, pacientes de 2 a 5 anos – e motivou um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) no início do mês. No Brasil, há cerca de duas dezenas de casos monitorados em pelo menos sete Estados, entre eles a morte de um bebê no Rio.

Em todo o mundo, estima-se que mais de 345 milhões de pessoas tenha hepatites B e C, mas a maioria delas nem sequer possui consciência disso por não terem sido testadas. Um estudo de 2014 da Faculdade de Medicina da UFMG aponta que 85% dos casos em crianças menores de 2 anos são assintomáticos. E esta é uma grande diferença da atual hepatite aguda infantil: em vez de ser crônica e silenciosa, ela é acelerada e apresenta sintomas evidentes.

Os pacientes da nova hepatite apresentaram, além de inflamação do fígado, diarreia, vômitos, dores abdominais e icterícia. Febre, quando surge, em geral é branda, segundo os relatos apresentados até o momento aos serviços de saúde. De acordo com a OMS, um em cada dez casos evolui para a necessidade de transplante do órgão e, em alguns casos, pode até matar.

Ainda não há informações conclusivas sobre a causa da nova hepatite. Uma suposta relação com a vacina da Covid-19 foi oficialmente descartada pela OMS. Também não foi confirmada uma possível ligação com o adenovírus 41, o mesmo presente em resfriados comuns. A falta de informações salienta a necessidade de se reforçarem cuidados sanitários e de se obter informações confiáveis consultando um médico. São ações corriqueiras, mas que fazem toda a diferença para a saúde das crianças.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!