Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Agora, além da natureza, do patrimônio histórico, do lobo-guará, do Queijo Minas Artesanal e da tranquilidade, Santuário do Caraça, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, tem um atrativo a mais. Ele inaugurou recentemente uma cachaçaria artesanal, em parceria com as Cachaçarias Nobre, resgatando um pouco de seu passado. A cachaçaria ainda tem o intuito de recuperar as raízes do Caraça, já que os padres, lá no início do santuário, fabricavam de tudo.
“Surgiu a oportunidade de empreender na questão da bebida, para que as pessoas venham saborear e curtir, não somente a parte turística, mas uma cachaçaria caracense. Nós não fazemos nada sozinhos. Ao empreender, quisemos trazer os melhores especialistas para partilhar essa novidade. São 250 anos de história no Caraça e esperamos que isso seja um facilitador, ou seja, resgatar o valor da cachaça que é genuinamente brasileira e tirar o preconceito a respeito da bebida, que é como um bom vinho e whisky. A ideia é ainda programar eventos com a bebida e também com outros itens que fabricamos no Caraça”, explica o padre Emanoel Bedê.
Giovane Jerônimo Pereira, CEO da Cachaçarias Nobre, conta que a iniciativa surgiu do encontro com o padre Emanoel em um voo. "Conheci ele em uma viagem e, entre as conversas que tivemos, ele me perguntou se eu trabalhava no agro. Na hora, disse que sim e que minha atuação era com a cachaça. Logo, ele me falou que estava procurando alguém do ramo e me disse 'eu estava te procurando'. Assim, a conversa começou a se desenvolver e, com o tempo, fomos estudando a ideia com ele e fizemos o projeto até chegarmos no que temos hoje", relata.
O irmão Admar Francisco de Freitas, administrador da área rural da Província Caraça, também compartilhou sua satisfação. “Estamos estreando a nossa cachaçaria, que foi um sonho realizado com muito trabalho e dedicação. Começamos em 2019, mas tivemos alguns atropelos, como a pandemia, e hoje estamos realizando esse feito. Fizemos tudo com muito carinho e deu tudo certo, graças a Deus. É uma alegria saber que quando o turista sair daqui com a bebida, ele estará levando para casa qualidade e o nome da nossa cachaçaria, completou.
Para o sommelier de cachaça Leonardo Rodrigues Gomes, também consultor do Sebrae pelo programa Prepara Gastronomia, o lançamento da cachaçaria agrega valor ao destino turístico. "Já tinha vindo outras vezes no Caraça e ter à disposição um produto 100% mineiro, já que Minas tem as melhores cachaças do Brasil, é muito bom. Se juntarmos o queijo e a cerveja daqui ao turismo, estamos valorizando ainda mais a história mineira. Eu viajo muito e posso dizer que nada conquista mais o turista do que a gastronomia mineira, e a cachaça está ligada diretamente a essa história. Por isso, parabéns ao Caraça, pois fizeram um casarão lindo onde foi montado o alambique e uma estrutura para receber todo mundo", concluiu.
A Cachaçaria do Caraça desenvolveu diferentes linhas para atender diversos perfis de consumidores, desde apreciadores de destilados premium até jovens exploradores de novos sabores, sempre com foco em qualidade e inovação. Confira as linhas:
Linha Santuário do Caraça
- Público: destinada a um público maduro, apreciador de bebidas refinadas e destilados complexos;
- Características: essa linha premium é criada para conhecedores de paladares sofisticados, com um blend que exibe um grau de complexidade superior, capturando a essência da maturidade e da sofisticação. As cachaças incluem notas ricas e marcantes da cana, aprimoradas pelo envelhecimento em madeiras de carvalho;
- Embalagem: design elegante e minimalista, transmitindo uma sensação de autenticidade e qualidade genuína;
- Produtos: Blend de Carvalho e Branca.
Linha Canjerana
- Público: destinada a consumidores maduros, mas ousados, que valorizam a tradição, o sabor refinado e a autenticidade;
- Características: essa linha premium em garrafas de 1 litro oferece uma maior diversidade de aromas e sabores, atraindo um público sofisticado e expandindo as possibilidades de degustação com influências de madeiras brasileiras;
- Embalagem: uma garrafa de design sofisticado com acabamento preciso, refletindo o respeito e a atração de um público maduro e exigente;
- Produtos: Blend de Carvalho e Amburana; Branca; e Bálsamo.
Linha Carapuça
- Público: jovens, bartenders, e casas de shows, com uma abordagem voltada para o público jovem;
- Características: esta linha oferece cachaças versáteis, fáceis de misturar em uma variedade de coquetéis inovadores, perfeitas para festas e eventos sociais. Com uma abordagem moderna e contemporânea, as cachaças são ideais para misturas criativas e festas dinâmicas;
- Embalagem: moderno, colorido e atraente, o design reflete a energia e a criatividade do público jovem, destacando-se em ocasiões festivas e sociais;
- Produtos: Amburana, Carvalho, Blend de Carvalho e Amburana e Branca.
Linha Sampaias
- Público: desenvolvida especialmente para mulheres, a linha Sampaia é uma homenagem à elegância e ao refinamento;
- Características: uma linha reconhecida por sua suavidade e notas delicadas, tornando-a agradável para o paladar feminino, apresenta sabores frutados e florais que ressoam com o apreço feminino por aromas delicados e complexos;
- Produtos: Amburana; Blend Amburana e Carvalho; e Branca.