Presente com um estande próprio na 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, a operadora Abreu Viagens está buscando expandir seu portfólio para outros destinos fora da Europa. As principais apostas para 2020, segundo Adriana Boeckh, gerente da marketing da operadora, são os Estados Unidos e destinos brasileiros. "Este ano, temos um câmbio diferenciado que acompanhará de perto a oscilação cambial", afirmou.
Neste mês, ainda, a Abreu entrega nova ferramenta mais ágil e competitiva para o mercado de turismo. "O agente agora poderá montar o pacote do jeito que quiser: escolher o destino, o transfer e o hotel, colocar no carrinho de compras e efetuar o pagamento", salientou. Para o mercado que precisa de agilidade, enfatizou Adriana, essa ferramenta é fundamental.
Estados Unidos
No caso dos Estados Unidos, a operadora investiu na revisão das ofertas, sistema e fornecedores para aumentar a competitividade no destino. A reforma na estrutura da operadora garantiu produtos mais focados, tematizados, mostrando o que há de melhor em cada região. "Estamos melhorando mais ainda nosso serviço nos Estados Unidos", destacou. Para Califórnia, no oeste norte-americano, são pacotes enogastronômicos; para Nova Orleans, os que privilegiam a música. Las Vegas, por exemplo, que não era um destino com grande entrada pela operadora, agora tem contratos e fornecedores diretos.
A Abreu conta ainda com escritório em Orlando, que auxilia agências e brasileiros e um toll free 24 horas. As agências podem consultar ofertas de hotéis, ingressos e serviços de Orlando pelo site reservasparquestematicos.com, em que é possível emitir orçamentos personalizados com o logotipo da agência e garantia das reservas.
Grupos
A infraestrutura da operadora ainda ganhou a partir de junho um departamento de grupos, "mais forte e robusto", segundo Adriana, para viabilizar a prospecção e as vendas por parte dos agentes. No caso das viagens nacionais, a operadora espera um crescimento de 50% nas vendas em 2020. Para isso, ampliou e melhorou a oferta de produtos nacionais.
Os destaques em termos de destinos continuam a ser o Nordeste e Sul do Brasil. Para se ter uma ideia, em 2019 foram negociados 4.000 bloqueios aéreos contra 2.000 bloqueios efetuados só no primeiro trimestre de 2020. "Acreditamos que vamos fechar o ano com um total de 8.000 bloqueios para diversos destinos do país", afirmou Adriana.
Exóticos
O terceiro segmento que ganhou novas estratégias foi o Grandes Viagens, que passa a se chamar Destinos Exóticos, entre eles Marrocos, Israel, Jordânia, China, Japão (por conta das Jogos Olímpicos), Vietnã e Camboja, na linha de frente dos produtos mais vendidos pela operadora em 2019. "Adicionamos mais circuitos na plataforma automática de reservas".
No setor de cruzeiros marítimos, a surpresa no portfólio são os cruzeiros fluviais para a Europa e os "casadinhos", que fizeram muito sucesso neste ano. Os "cruzeiros casadinhos" começam com roteiro terrestre e terminam no marítimo - ou vice-versa. Já na Europa, os roteiros passaram a ser ajustados de acordo com o feed-back e avaliação dos clientes.
Para Europa, ainda, a Abreu lançou sua tradicional campanha Vendas Antecipadas, que disponibiliza produtos de categorias selecionadas de 2020-2021 a preços de 2019, oferecendo aos passageiros a oportunidade de planejar melhor o orçamento da viagem. São mais de 80 circuitos, totalizando aproximadamente 1.000 saídas em promoção.