- O Festival de Turismo de Gramado promete uma edição histórica. O que está sendo preparado para os 30 anos do evento? Estamos preparando uma edição especial. 

- Antes da feira, vocês preparam eventos neste mês. Como serão esses eventos? A novidade é o lançamento da Festituris em Caxias do Sul, que ocorreu no dia 4 de outubro, no Hotel Intercity, e na semana seguinte, em Porto Alegre, no Hotel Laghetto Stilo Higienópolis, pela manhã para imprensa e autoridades, e à noite para o trade.

- Quais as novidades da 30ª edição do Festituris? Teremos os espaços Influência, Boutique, Tech e Corporativo e Viagem pela Cultura e Costumes. Essas novidades se juntam aos tradicionais espaços LGBT, Luxury, Gastronomia, Sustentabilidade de Turismo Verde, Cultural e Religioso e Business. Outra ação nova é a criação do Meeting Festituris.

Como funcionarão os três novos espaços – Meeting Festituris, Tech e Corporativo e Influência? O Meeting Festituris é o novo formato de conteúdo que o evento oferece nas manhãs dos dias 9 e 10 de novembro, no Hotel Master Gramado. Palestrantes de alto nível estão confirmados e trarão grandes cases de sucesso para o evento. O Espaço Tech e Corporativo vai trabalhar soluções, tecnologia, mercado Mice e conteúdo em uma área pulsante com foco na inovação. Já o Espaço Influência foi criado para trazer ao evento influenciadores digitais do Brasil e do exterior, que farão a cobertura e conhecerão as novidades do mercado em tempo real.

- Quais os destinos internacionais fazem sua estreia no evento? Teremos vários destinos dos Estados Unidos estreando, Espanha, Câmara Árabe com mais de 20 países, Costa do Marfim e Rota da Bairrada de Portugal, entre outros. Esperamos mais de 60 destinos internacionais representados este ano.

- Em termos de números, o que se pode esperar do Festituris 2018? Teremos 22 mil metros de área construída, mais de 10 mil visitantes compradores, cerca de 2.000 marcas e mais de 60 destinos internacionais.

- Como a tecnologia está norteando os caminhos do turismo Acreditamos que a tecnologia é muito favorável ao setor e agrega valor, diminuindo as distâncias e dando velocidade aos processos. Porém, assim como nos demais setores da economia, o contato pessoal e o olho no olho continuam sendo cada vez mais importante.

- Na Abav Expo, o sucesso é a Vila do Saber. As capacitações são foco do Festuris? Sempre tivemos essa preocupação com a parte de conteúdo. A oferta de conhecimento e a capacitação dos profissionais são fundamentais. Por isso, além do Meeting, estamos oferecendo na feira cinco salas de capacitação com programação ininterrupta e o Fórum de Inovação, que estará situado no Espaço Tech e Corporativo.

- No ano passado, o Festuris teve uma festa de abertura. O evento programa algo especial para os 30 anos? Neste ano teremos novamente essa ação, que está sendo planejada e organizada pela Redetur.

- Nesses 30 anos, quais foram os momentos mais difíceis e mais felizes da feira? Momentos difíceis e felizes fazem parte do crescimento, e ainda mais em tratando-se de um evento que terá sua 30ª edição. Com certeza, os momentos de alegria superam os de tristeza, mas a perda de nossa fundadora e sócia Silvia Zorzanello, minha mãe, foi, sem dúvida, um momento muito difícil para todos nós e para a empresa.

- Como você definiria em duas palavras o Festituris? Palco de negócios.