PAULO CAMPOS

Salvador sediará Abav Collab

Evento colaborativo e virtual da Associação Brasileira das Agências de Viagens acontece de 27 de setembro a 2 de outubro e se integrará às comemorações da Organização Mundial doTurismo

Por Paulo Campos
Publicado em 31 de agosto de 2020 | 16:52
 
 
 
normal

A cidade de Salvador foi escolhida para sediar a abertura física da Abav Collab, o primeiro evento híbrido da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), que substitui neste ano a feira presencial, que foi adiada para 2021. O evento colaborativo acontecerá de 27 de setembro a 2 de outubro por uma plataforma virtual, segundo Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, "amigável e de fácil navegação".

"Há dois meses decidimos não fazer o evento físico, porque a pandemia não iria permitir. Temos certeza de que este não é o momento de fazer aglomeração, de colocar as pessoas em um mesmo ambiente", afirma Magda Nassar. "Eu gosto muito do evento virtual, estamos aprendo muitas coisas novas, mas deixo claro que o presencial é insubstituível", salienta.

A Abav Collab abre no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Meio Ambiente, por ideia do diretor-executivo do Ministério do Turismo (MTur), o mineiro Daniel Nepomuceno, como forma de se integrar às comemorações de um grande evento digital mundial, promovido pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

A dinâmica
Com 150 expositores confirmados, a Abav Collab terá, além da abertura em Salvador, quatros salas de capacitação virtuais e simultâneas com capacidade para até mil pessoas, uma reprodução dos estandes da feira física e uma Black Friday online no último dia, com cerca de 50 agências de viagens, aberta ao consumidor. Até agora entre os países confirmados estão Argentina, Colômbia, Itália e República Dominicana.

"Um dos diferenciais da Abav Collab é que, no final do dia, todo o conteúdo das palestras subirá para uma biblioteca e permanecerá na plataforma até julho de 2021. É um grande streaming do turismo", define Magda, informando que desde a abertura das inscrições, em 21 de agosto, já são 2.208 pré-inscritos.

"O número de participantes na Abav Collab é ilimitado", enfatiza Magda. "Como a feira funcionará das 13h às 19h, o agente de viagens poderá entrar a qualquer hora do dia. Podemos ter 10, 20, 30 ou 40 mil pessoas por dia navegando ao mesmo tempo", acrescenta a presidente da Abav Nacional.

No dia 28, um help desk estará à disposição dos participantes para testar o tutorial da plataforma. No dia 29, os pavilhões virtuais estarão com seus estandes abertos. "Quando entrar para navegar, o agente sentirá como se estivesse no evento físico. Ele receberá uma sacola com folhetos e lembretes das capacitações", destaca Magda.

Desafio
No dia 29, também serão divulgados e premiados os vencedores do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, concurso promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Wakalua Innovation Hub, primeiro polo global de inovação em turismo, e a Organização Mundial do Turismo (OMT).

A competição busca soluções para a retomada do turismo brasileiro através de projetos de base tecnológica que respondam tanto a necessidades imediatas do contexto pós-pandemia, quanto a desafios gerais do turismo brasileiro. O projeto prevê a instalação de um hub dedicado ao setor no país.

Ação social
Entre outras novidades da Abav Collab estão a participação dos associados e expositores da 42a feira da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), cuja edição deste ano tinha sido cancelada, e uma ação social em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc).

Como não há cobrança de ingresso para feira, os agentes de viagens são convidados a participar de uma espécie de "vaquinha virtual", segundo Fátima Facuri, presidente da Abeoc, uma contribuição voluntária que será convertida em vale-refeição e entregue aos profissionais da área de eventos impactados pela pandemia. "O setor de eventos, infelizmente, ainda não tem previsão de retomada", afirma Fátima.

Além disso, durante a feira, os agentes de viagens poderão acumular pontos e trocar por produtos, como bilhetes aéreos, ingressos em parques, diárias em hotéis, locação de veículos, etc, para repassarem a seus clientes em promoções. Atrações tradicionais da feira, como a área gastronômica e a feira de artesanato, também estão sendo repensados para o ambiente virtual.
 

Informações em abavcollab.com.br.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!