Estudo da Forebrain mostra as campanhas que se destacaram neste ano
A Forebrain, empresa pioneira do neuromarketing no Brasil, divulgou um estudo com as campanhas que conseguiram chamar a atenção do consumidor em três categorias: engajamento, motivação e memorização.
A da Coca-Cola liderou os rankings de Atenção, que mede a captação e sustentação da atenção do telespectador, e Memorização, que identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências. Já a do Bradesco liderou na categoria Motivação, que revela a emoção do telespectador diante do filme, seja ela positiva ou negativa.
O levantamento é feito com base em tecnologia EEG, que analisa ondas cerebrais, e eye-tracking, que monitora os movimentos dos olhos de consumidores que avaliaram filmes publicitários divulgados em fevereiro.
Brahma homenageia torcedores reais
Há décadas a Brahma tem uma parceira com o futebol brasileiro, e por isso a marca faz uma homenagem aos torcedores reais em sua nova campanha. No vídeo “Não é só Futebol”, a cerveja mostra histórias de torcedores que, além dos gramados, chegaram a viralizar na internet por mostrarem o quanto o futebol ultrapassa limites.
Criada pela agência Africa, a coletânea de vídeos lembra que “o futebol não é só futebol”, mas sim um conjunto de momentos memoráveis. Além do filme com veiculação na TV aberta e fechada, uma série voltada para as redes sociais abordará outros personagens e histórias, além de explorar mais a fundo algumas das já compartilhadas pela campanha. Serão 11 episódios sobre experiências de torcedores do Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Santos, São Paulo, Bahia, Vitória, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Vasco.
Azul investe na colaboração dos clientes
Na quinta-feira (18) a Azul Linhas Aéreas disponibilizou aos clientes uma versão de testes de seu novo aplicativo para propor uma construção conjunta com os passageiros. O intuito é que o cliente baixe a ferramenta, navegue e dê feedbacks e sugestões de melhoria para a companhia aérea aprimorá-lo e lançá-lo novamente na segunda quinzena de maio, aproximadamente. Na mesma leva que o aplicativo, a empresa também começou a veicular sua nova campanha publicitária, que, além de trazer a assinatura “A gente leva o Brasil no peito” com o objetivo de valorizar sua operação regional, é protagonizada por dois clientes e funcionários da companhia. A campanha foi criada pela Isobar e tem exibição em TV e nas redes sociais. “Quando digo que levo o Brasil no peito, eu digo também que levo as pessoas, os clientes e funcionários”, contextualiza Cláudia Fernandes, diretora de marketing da Azul.
Internautas elegem nome da mascote da Conmebol Copa América Brasil 2019
Com 65% dos votos, Zizito foi o nome escolhido para batizar a mascote da Conmebol Copa América Brasil 2019. Os fãs do futebol que participaram das enquetes promovidas nos perfis@copaamerica no Facebook e Twitter, optaram pelo nome que homenageia o ex-jogador brasileiro Zizinho, o mestre Ziza. Ele é o artilheiro máximo da Conmebol Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. Como na língua espanhola o sufixo “ito” é designado para a forma diminutiva, chegou-se ao nome Zizito. “Para explicar aos mais jovens o que significou e a grandeza do Zizinho na história do futebol, basta dizer que ele é o ídolo do Pelé”, destaca Thiago Jannuzzi, gerente geral de competição do Comitê Organizador Local da Conmebol Copa América Brasil 2019.
Quem tem competência que se estabeleça?
O proprietário de uma das dez maiores empresas atacadistas do Brasil ligou pessoalmente para o telefone fixo da agência e pediu para falar comigo. A secretária da agência o anunciou e eu logo pensei que fosse algum tipo de brincadeira. Ele me convocou para uma reunião na sede da sua empresa. Mesmo que fosse o dia do juízo final, eu teria confirmado a minha presença. Agendamos para a semana seguinte.
Ao chegar ao local, peguei o elevador e me deparei com uma mesa de recepção vazia. Apresentei-me a uma senhora que passava e ela literalmente apontou a sala do empresário e disse que eu poderia ir até lá, sem ser anunciado.
“Quase 8.000 colaboradores e ele não tem secretária? Estranho”. Pensei.
Cheguei à referida sala cuja porta estava aberta. Sentado à mesa, o proprietário. Ele estava ao telefone e fez um sinal para que eu sentasse à sua frente. Uma moça entrou na sala e sentou-se ao meu lado. Eu questionei se ela participaria da reunião. Ela respondeu que esperaria eu acabar a minha apresentação para conversar outro assunto com o proprietário. Eu retruquei dizendo que precisaria de vinte minutos para encerrar. Ela disse que em cinco minutos eu passaria pela porta em direção à saída.
O proprietário finalizou a ligação e ouso contextualizar a breve conversa que tivemos, ipsis litteris:
– Seja bem-vindo.
– Obrigado pelo convite. Belos quadros, quem são os artistas? Eu disse, tentando acender o rapport.
– Deixe essa conversa de lado, vamos ao que interessa.
Abri o meu portfólio e comecei a apresentar oficialmente a agência.
– Pode pular essa parte. Recebemos uma indicação da sua agência e eu pedi para levantarem o que vocês já fizeram. Você sabe por que está aqui?
– Acho que é porque temos uma experiência relevante no atendimento a clientes do atacado e varejo.
– Exato, mas até que ponto vocês se comprometeriam com o resultado da minha empresa?
– Oi?
– Queremos contratar a sua agência, mas sem casamentos. Casamento eu tive só um com a minha esposa e não quero me casar com mais ninguém.
Ele disse exatamente dessa forma. A moça ao meu lado sorriu discretamente.
– Estude um valor mínimo mensal para custear as suas despesas e proponha uma remuneração variável por performance. Queremos que você faça uma proposta financeira baseada no desempenho da sua campanha.
– Que campanha?
– Faremos 70 anos e gostaríamos que vocês conduzissem a campanha de aniversário. Se chegarmos a um acordo financeiro, vocês ficam por um semestre. Se a campanha de aniversário performar com os indicadores que acertaremos, vocês seguirão conosco, caso contrário, encerramos.
– Preciso pensar. Posso te ligar amanhã?
– Sim, pode.
– Ok. Foi um prazer senhor.
A moça ao meu lado sorriu outra vez e disse:
– Viu? Foram quatro minutos, errei por um só.
Flávio Bastos
Fundador e diretor da Agência Neocom