O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) foi palco, nesta sexta-feira (11), da coletiva de imprensa oficial do SLS Spot Takeover Brasília 2025, uma das maiores competições internacionais de skate de rua, que pela primeira vez será realizada no Brasil no formato “Takeover”. O evento principal, realizado pela
Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), ocorre nos dias 12 e 13 de julho, na Esplanada dos Ministérios, com entrada gratuita, e promete agitar o cenário esportivo com atletas de destaque nacional e internacional.
Durante a coletiva, autoridades, atletas, organizadores e patrocinadores celebraram o momento histórico para o skate brasileiro e apresentaram os detalhes do evento, que integra a programação oficial da Street League Skateboarding (SLS), a maior liga profissional de skate do mundo.
Estão confirmados nomes como Felipe Gustavo, ídolo local e campeão mundial, Rayssa Leal, estrela global da modalidade, além de talentos como Lehi Leite, Luddy Lourenço e Kamilla de Jesus, representantes da nova geração e do skate feminino.
Dois dias de manobras e celebração
O sábado (12) será dedicado ao SLS Select Series, competição voltada para revelar novos talentos do skate nacional. No domingo (13), Brasília será palco de um formato inédito no país: o SLS Spot Takeover, que leva o skate diretamente às ruas, em um ambiente urbano, livre e autêntico, com a Esplanada dos Ministérios como cenário.
AEESB e o fortalecimento do esporte
Durante a coletiva, Andrey Souza, gestor da AEESB, celebrou a parceria na realização do evento.
"Para AEESB, é um prazer enorme. Estamos desde 2022 juntos na realização. Importante termos grandes parceiros, como temos o Banco do Brasil, a secretaria de Turismo, nesse evento e demais parceiros. Aos atletas, que estão aqui, o Felipe Gustavo, representando a base de Brasília, a essência de Brasília, claro, juntamente a Rayssa e demais atletas. A nossa essência surgiu no voleibol e, hoje, com grandes eventos, e essa parceria com o skate. Acho que o desafio é entregar o melhor evento possível, com qualidade, com a satisfação do público, com a satisfação dos atletas e parceiros, para que possamos promover ainda mais skate no Brasil" , frisou.
Ele acrescenta e reforça o trabalho de base da modlidade. "Talvez um desafio novo pra nós também é começar a fazer um trabalho social com o skate. Tentar contribuir com mais atletas, mais oportunidades, essas pessoas necessitam de oportunidade. Vemos que o trabalho social é que busca essa essência e que traz esses atletas para o cenário não só nacional, mas também mundial. Vamos aproveitar esse evento que vai ser, com certeza, magnífico" , finalizou.
Depoimentos de peso
O presidente da CBSk, Eduardo Dias, destacou a importância do evento para o cenário nacional. “Obrigado ao Banco do Brasil por apoiar o skate nacional. O SLS, com esse novo formato, criando essa oportunidade para os skatistas brasileiros, é importantíssimo. Afinal de contas, para chegar na liga, você precisa de uma oportunidade para chegar lá. Fico muito feliz, e eventos como esse nos fortalecem como entidade", frisou.
[caption id="attachment_189314" align="alignnone" width="225"] Gestor Andrey Souza ao lado de Maurício Toledo, gerente nacional de Patrocínios do Banco do Brasil[/caption]
Maurício Toledo, gerente nacional de Patrocínios do Banco do Brasil, reforçou o entusiasmo. "Além do Super Crown, a grande final, estamos trazendo este evento para Brasília. Estamos com muita expectativa. Não vai ser só um evento. Vai ser um momento de celebração, experiência. Os clientes do Banco do Brasil tiveram a pré-venda e vão ter vários outros benefícios durante o evento. Estamos empolgados, vamos amarelar a Esplanada dos Ministérios e torcer muito para os nossos atletas", comentou.
[caption id="attachment_189315" align="alignnone" width="225"] Rayssa Leal confirmada no SLS Takeover em Brasília[/caption]
Rayssa Leal, animada com sua estreia no formato Takeover, comentou sobre debutar no torneio."Estou muito feliz. É a primeira vez que venho competir aqui, com o Felipe Gustavo, a casa dele. Estou muito animada para isso. É o meu primeiro campeonato Takeover que participo. Estou empolgada com o formato, que deve ser muito divertido. É trazer o melhor do meu skate, manobras novas e me divertir nas pistas" , detalhou.
Já Felipe Gustavo, visivelmente emocionado, concluiu e agradeceu. "Eu me emociono aqui. São muitos sonhos se realizando ao mesmo tempo. Queria agradecer a oportunidade de estar aqui hoje. Realmente, é um sonho ver todos na minha cidade. Muitas emoções, trabalho e mais de 10 anos de sonho. Tenho certeza que todo mundo terá um dos dias mais inscríveis" , disse.
Brasília pronta para o skate
Segundo a Secretaria de Economia, o turismo no Distrito Federal arrecadou R$ 28,34 milhões nos primeiros quatro meses de 2025, que demonstra o impacto direto da realização de grandes eventos na cidade.
Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a competição consolida a capital como palco de grandes experiências. "Estamos fazendo um trabalho da marca Brasília, com o local do evento super icônico, onde está o poder. Ficou linda a montagem e tenho certeza que a população vai aprovar esse projeto. Os atletas vão adorar disputar ali na Esplanada dos Ministérios. Estou muito entusiasmado com esse projeto", salientou.