O promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho foi nomeado para exercer o cargo de Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais (PGJ) para o biênio 2025/2026. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais nesta sexta-feira (22 de novembro), e a cerimônia de posse será realizada no próximo dia 13.

Com a escolha de Paulo de Tarso por parte do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), será a primeira vez que um promotor de justiça exercerá o cargo.

Esta foi a terceira eleição em que promotores de Justiça concorreram à chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), condição permitida a partir da Lei Complementar nº 155, de 05/08/2020. Anteriormente, apenas procuradores de Justiça podiam se candidatar.

Após a votação realizada entre promotores e procuradores de Justiça, em 18 de novembro, Paulo de Tarso compôs a lista tríplice com os procuradores de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt e Marcos Tofani Baer Bahia. Dos três, o promotor foi escolhido pelo governador para ser o próximo PGJ.

Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho tem 57 anos e uma carreira de quase 30 anos dedicada ao Ministério Público, tendo ingressado na instituição em 1995. Ele ocupava, desde 2021, a chefia de gabinete da instituição.