O velório do pai do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), Hélio Cota Pacheco, aconteceu de forma reservada no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte. Pacheco chegou ao local por volta das 15h20. 

Dezenas de pessoas estiveram no cemitério durante o dia para desejar condolências ao senador. Dentre os presentes, estiveram vereadores, deputados e o vice-governador, Mateus Simões (Novo). 

Também foram ao local o secretário de Estado de Governo de Zema, Gustavo Valadares, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins (MDB). 

Ainda participaram o vice-prefeito eleito Álvaro Damião (União Brasil), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo (MDB) e o presidente estadual do PSD, partido de Pacheco, Cássio Soares. 

A causa da morte de Hélio, que ocorreu na madrugada desta sexta-feira (8 de novembro), não foi informada.

Florais ainda foram dispostos no lugar com homenagens de parlamentares que não puderam comparecer no local pessoalmente. Dentre eles, figuraram Gil Pereira, Olavo Bilac Pinto e Rodrigo Lopes. O presidente estadual do PSDB, Paulo Abi-Ackel, também prestou seus pêsames com um arranjo de flores, assim como o ministro da Educação, Camilo Santana.