O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta véspera de Natal, terça-feira (24 de dezembro), que 1.588 catadores de recicláveis no Estado receberão pagamento adicional de R$ 900 mil no Bolsa Reciclagem. O montante é direcionado a 82 associações e cooperativas. “O recurso extra reforça compromisso da minha gestão com a sustentabilidade e o trabalho essencial dos profissionais”, afirmou o chefe do Executivo pelas redes sociais.

O programa Bolsa Reciclagem é uma iniciativa de pagamento por serviços ambientais urbanos. Além de garantir o desenvolvimento sustentável, por meio da gestão adequada de resíduos sólidos, o benefício proporciona uma melhoria das condições socioeconômicas de quem trabalha com a coleta, triagem e comercialização de recicláveis no Estado.

A inciativa conta atualmente com 176 empreendimentos cadastrados distribuídos em 152 municípios mineiros, com participação ativa de cerca de 80 organizações a cada trimestre. O valor total do recurso repassado para o programa Bolsa Reciclagem em 2024, até o fim de dezembro, foi de cerca de R$ 4,4 milhões.

No terceiro trimestre deste ano foram processados, aproximadamente, 6,5 mil toneladas de papel, 2,7 mil toneladas de plástico, 2 mil toneladas de vidro e 968,92 toneladas de metal, todos comercializados por todas as associações e cooperativas participantes.