O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), encerra 2024 sem cumprir a promessa feita aos atletas olímpicos do Estado durante a Olimpíada de Paris. Na ocasião, ele se comprometeu a nadar 500 metros no frio para cada conquista de um esportista mineiro. Com quatro medalhas conquistadas para o Estado, Zema teria que nadar pelo menos 2 km, mas a promessa não será cumprida no ano olímpico.
A primeira medalha para uma atleta mineira foi o ouro conquistado por Ana Patrícia Ramos no vôlei de praia. A jogadora natual de Espinosa, no Norte de Minas Gerais, faz dupla com a sergipana Duda Lisboa.
Outras três medalhas vieram no futebol feminino. As laterais Tamires e Yasmim, além da meia Duda Sampaio, que atuam pelo Corinthians, conquistaram a prata da categoria. A primeira é natural de Caeté, na região metropolitana de BH, enquanto Yasmim vem de Governador Valadares, no Rio Doce, e Duda nasceu em Jequeri, na Zona da Mata.
Zema foi desafiado por atleta do Minas
Zema fez a promessa durante encontro com atletas olímpicos mineiros. Em publicação divulgada em 25 de julho, no Instagram do governador, ele compartilhou que foi foi desafiado pelo nadador olímpico do Minas Tênis Clube, Eduardo Oliveira.
Na ocasião, o chefe do Executivo do Estado de Minas Gerais afirmou que "cada medalha vai ser um treino" e que preferia nadar em água fria para "pagar bem pago" a promessa feita aos 16 atletas mineiros que foram à cidade de Paris para os Jogos Olímpicos. Até o momento, não foi informado quando ou onde Zema deve cumprir a promessa.