Há mais de um mês, o vice-governador Mateus Simões (Novo) foi lançado como pré-candidato ao governo de Minas pelo atual chefe do Executivo, Romeu Zema (Novo). Desde então, ganhou mais de 20 mil seguidores no Instagram, um aumento de mais de 50%, ultrapassando os 37 mil. Em média, entre o final de outubro e o fim de novembro, foram registrados 673 novos seguidores por dia.

O aumento se sobressaiu no último mês, mas o vice de Zema já vinha investindo mais no Instagram desde o início do ano. A partir de 2024, intensificou progressivamente suas postagens no feed da rede social, e, desde julho, tem publicado quase diariamente. Esse período é próximo da data em que suas publicações passaram a ter um formato mais "profissional", em meados de junho, com a adoção de uma identidade visual padronizada e o uso constante do laranja, cor do partido Novo, e de quando começou a impulsionar algumas de suas postagens, em agosto.

Entre os assuntos turbinados no Instagram do pré-candidato, estão realizações da atual administração em diferentes lugares de Minas, como em Araguari (Triângulo Mineiro), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Nova Serrana (Centro-Oeste) e Igarapé (região metropolitana de BH) e ações da gestão que abarcam todo o Estado, principalmente nas áreas da saúde e educação. Cerca de R$ 10 mil foram gastos com os impulsionamentos, entre 29 de agosto e 26 de novembro deste ano, segundo dados da Biblioteca de Anúncios da Meta. A maioria das postagens foi direcionada exclusivamente a Minas Gerais e ao público a partir de 18 anos.

Procurado, o Novo confirmou que a conta de Simões passou por uma “modelagem nova”, assim como a de outros mandatários, desde que a sigla intensificou o trabalho em suas redes sociais e nas de seus representantes alguns anos atrás. Sobre a repaginação na conta do vice-governador, especificamente, o presidente estadual do partido, Christopher Laguna, afirmou que ela “já vem de um ano” e tem como objetivo destacar “o quão capaz ele é, o dia a dia e a competência dele”. “A gente resolveu mostrar isso mais a fundo, justamente para o mineiro o conhecer melhor, conhecer o quão significativo ele é nesse processo dessa Minas Gerais que melhorou bastante através do governo Zema”, declarou Laguna.

O dirigente partidário disse ainda que Simões é “um dos grandes mandatários” do Novo, a “aposta do partido para 2026” e a “sucessão natural do governo Zema”. “Em conjunto com sua equipe, fizemos uma melhoria para a rede social dele entregar o que de fato Minas tem de bom”, completou.

Ex-vereador de Belo Horizonte, Mateus Simões deixou o cargo em 2020 para assumir a Secretaria-Geral de Governo na gestão de Romeu Zema, função que ocupou até janeiro de 2023, quando se tornou vice no segundo mandato do correligionário. Além de fortalecer sua presença nas redes sociais, Simões tem aparecido mais em agendas importantes. Recentemente, protocolou pessoalmente os projetos de privatização da Cemig e da Copasa.

No final de outubro, cerca de dois anos antes do próximo pleito, Zema confirmou o que já era especulado nos bastidores: seu vice foi, até então, escolhido pelo Novo como sucessor para o governo de Minas. No início da semana passada, surgiram rumores sobre uma eventual ida de Simões para o PSD, mas lideranças do partido negaram a alegação.